Sema realizou 155 resgates de animais em 2022


Ao longo de 2022, 155 animais foram resgatados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI). Este é um dos principais serviços desenvolvidos pelo órgão.

 

— Por meio desta atuação, conseguimos manter a fauna viva, contribuindo para evitar a extinção das espécies. Além disso, também cooperamos para a preservação da flora, já que uma faz parte da outra — destacou a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati.

Ela lembrou que, em novembro, durante operação realizada em parceria com a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG) um papagaio-chauá foi resgatado. A espécie está ameaçada de extinção e foi uma das 34 aves apreendidas na ação.

 

A responsável pela pasta detalhou que o trabalho é realizado através da Guarda Ambiental (GAM), que conta com equipe treinada, em conjunto com o Departamento de Fiscalização da Sema, composto por engenheiros ambientais e biólogo. Após o resgate, o animal é examinado e, caso haja condições físicas, é realizada a soltura no habitat natural.

 

De acordo com a Sema, as espécies mais resgatadas no decorrer deste ano foram gambá, ouriço-cacheiro e jiboia. “Caso algum animal apareça em sua residência, é muito importante manter distância e acionar a GAM o mais breve possível através do telefone (22) 9.8161-6713, que funciona diariamente”, orientou Soffiati.

 

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU