Parceria entre Agricultura e Embrapa Solos recupera pastagens degradadas e constrói barragens subterrâneas


A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) está atuando no município na construção de barragens subterrâneas, objetivando a recuperação de pastagens, restaurando a funcionalidade do solo para permitir o crescimento das forrageiras e a melhoria da saúde da terra. O projeto acontece através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Embrapa Solos, uma divisão da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) voltada para o estudo dos solos no Brasil.

 

“Estamos cumprindo o compromisso assumido com a população de investirmos ainda mais na Agricultura e Pecuária. Por intermédio desta parceria, estamos tendo acesso a novas tecnologias, o que além de contribuir para facilitar os empreendimentos rurais, ainda permitirá a criação de novos postos de trabalho para o homem do campo”, ressaltou a prefeita Francimara Barbosa Lemos.

Uma das ações em SFI acontece na Fazenda Paraíso, do produtor rural Vilson Ramos Barreto, um dos parceiros no projeto. Na propriedade a recuperação de pastagens degradadas é realizada com subsolagem, aração, gradagem em nível e construção de terraço em gradiente. Ainda, foram realizadas análises de solos para recomendação de uso de calcário e adubação.

 

As sementes de Urochloa brizantha, espécie que tem resistência às cigarrinhas-das-pastagens, alta produção de forragem, persistência, boa capacidade de rebrota, tolerância ao frio, à seca e ao fogo, serão plantadas dada sua capacidade de adaptação no local, contribuindo para a recuperação da área.

Outra técnica complementar aplicada na referida propriedade é denominada barraginhas, desenvolvida pela Embrapa, que são pequenas bacias escavadas no solo com diâmetro de até 20 metros, tendo de 8 a 10 metros de raio e rampas suaves. São construídas dispersas nas propriedades com a função de captar enxurradas, controlando erosões e proporcionando a infiltração da água das chuvas no terreno. Na Fazenda Paraíso foram construídas barraginhas ao final dos terraços, permitindo a infiltração da água da chuva no solo.

O suporte financeiro para realização destas atividades, que ficam estabelecidas como uma Unidade Demonstrativa, é proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Paulo Ganime, que visa contribuir para o desenvolvimento territorial da região.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU