Operação conjunta apreende 34 aves


Após denúncias anônimas, 34 aves foram apreendidas na localidade de Morro do Bode, em São Francisco de Itabapoana (SFI). Entre os animais encontrados durante a operação conjunta, que recebeu o nome de “Pássaro Livre”, está um papagaio-chauá, espécie ameaçada de extinção.

 

A ação aconteceu no último dia 10 e reuniu agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), Guarda Ambiental (GAM) e Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG).

 

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, os animais foram encontrados em duas residências, sendo que algumas aves estavam em situação de maus tratos. Nos locais, foram apreendidas 36 gaiolas e cinco armadilhas.

 

“Todas as espécies encontradas são oriundas da Mata Atlântica. Além do papagaio-chauá, encontramos 15 coleiros e quatro caboclinhos. Todos foram soltos nos seus habitats naturais”, explicou. Ela informou que duas pessoas foram notificadas.

 

Soffiati destacou que a população deve denunciar situações como essa, pois contribuem para garantir a preservação da biodiversidade brasileira. O contato é através do telefone da GAM: (22) 9.8161-6713. O serviço está disponível durante todos os dias da semana, 24h por dia.

 

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU