Rio Muriaé transborda em Itaperuna, RJ, e deixa população em alerta


Defesa Civil emitiu um comunicado para que pessoas que vivem em áreas próximas ao rio fiquem atentas nas próximas horas desta quarta-feira (16).

 

O Rio Muriaé ultrapassou a calha e a margem de transbordo na manhã desta quarta-feira (16) em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, e a Defesa Civil emitiu um comunicado para que a população ribeirinha fique em alerta nas próximas horas.

 

A cota de transbordo é de 4 metros. Na medição feita às 10h15 o nível do rio estava em 4,32 m.

 

“Nas últimas 24h tivemos um acréscimo de mais de 1 metro de volume de água [no rio]. O que nos chama também muita atenção é que com o solo muito encharcado, a capacidade de absorção de água já foi totalmente comprometida. Nós estamos recebemos também um volume de água muito grande do Rio Carangola. Na Zona da Mata Mineira há previsão de chuva e isso impacta diretamente o nosso município”, disse o secretário de Defesa Civil, major Luz.

 

Ainda segundo o secretário, o acumulado de chuva das últimas 24h é de 100 milímetros.

 

“Ao que tudo indica nós teremos um cenário bastante diferente até a parte da tarde e da noite. Então as pessoas que moram em locais sujeitos a inundação, prestem atenção e não deixem pra última hora porque essa tendência vai continuar.

 

A previsão de chuva é de algo em torno de 50 mm, mas a previsão não é assertiva. Ontem, por exemplo, a previsão era de 40 mm, mas tivemos um acumulado de aproximadamente 100 mm”, destacou o secretário.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU