Instagram invadido: saiba como recuperar conta e aumentar segurança


Tentou acessar sua conta do Instagram e notou que alguém trocou a sua foto e está mudando seu perfil? Essas e outras pistas podem apontar que sua conta no Instagram foi invadida — hackeada, alterada ou acessada de forma indevida.

 

Veja abaixo quais são os indícios e confira dicas para recuperar o perfil, aumentar a segurança e ficar longe de ataques.

 

Pistas de que seu Instagram pode ter sido invadido
Acesso barrado ou com erro: ao tentar entrar na conta, o usuário é deslogado automaticamente ou a plataforma informa que a senha está incorreta;
Redefinição de senha: você recebe um e-mail informando sobre alterações nos dados de login;

Local de acesso: indicação de localização que não é frequentada pelo usuário.
Se está passando por isso…
Verifique se senha, e-mail de segurança, número de telefone associado, nome do usuário, imagem de perfil e biografia foram trocados;
Confira se algum conteúdo (foto, vídeo ou texto) foi postado ou excluído sem permissão;

Veja se houve aumento ou diminuição da quantidade de seguidores ou de perfis seguidos.
Se as suspeitas se confirmarem, há várias ações que podem ser tomadas. Segundo o Instagram, algumas dessas etapas de recuperação podem não estar disponíveis, dependendo do tipo de conta que se tenta recuperar.

 

Como recuperar sua conta
Verificar a caixa de e-mail

Caso tenha recebido um e-mail de security@mail.instagram.com informando que o endereço de e-mail foi trocado, o usuário poderá desfazer a opção selecionando “reverter essa alteração” nessa mensagem.

 

Se informações adicionais também foram alteradas (por exemplo, a senha) e não for possível mudar o endereço de e-mail, o usuário deve solicitar um link de login ou código de segurança do Instagram. Na tela de login, toque em “Obter ajuda” para entrar sob “Entrar”.

 

Caso não consiga recuperar a senha com o link de login, é possível solicitar o apoio do suporte (toque em “Precisa de mais ajuda?”, clique em “não consigo acessar este e-mail ou número de telefone” e será feito o redirecionamento para um formulário).

Solicitar um link de login do Instagram

Para confirmar que o usuário de fato possui uma conta, é necessário solicitar que a plataforma envie um link de login.

 

Para recuperar a conta, será necessário um endereço de e-mail seguro, diferente do usado anteriormente, ao qual somente o responsável pelo perfil tenha acesso. Depois de enviar a solicitação, o usuário receberá um e-mail do Instagram com as próximas etapas.

Como manter sua conta segura
Para proteger uma conta, é importante fazer uso das medidas de segurança disponíveis e recomendadas pela plataforma.

Veja abaixo dicas importantes para deixar a conta segura:

 

Senha e dados atualizados: jamais informe a senha para terceiros; verifique se o número de telefone e e-mail estão atualizados no aplicativo.

 

Ative a autenticação de dois fatores: com essa etapa extra de segurança, além da senha, o usuário também receberá um código de acesso novo, que deverá ser informado todas as vezes que iniciar um login na sua conta. Para ativar vá em Configurações > Segurança > Autenticação de dois fatores.

 

Desconfie de publicações na internet: serviços e bens ofertados por preços abaixo de mercado precisam ser analisados com atenção. O Instagram indica que os interessados devem entrar em contato diretamente com o dono do perfil para checar a veracidade da publicação antes de realizar uma transferência bancária.

 

Não clique em links desconhecidos: verifique links especialmente se não tiverem sido ativamente solicitados pelo usuário pelos caminhos oficiais de marcas ou estabelecimentos.

Não compartilhe links ou códigos de acesso: mensagens recebidas por e-mail, SMS ou WhatsApp podem ser o código de acesso à conta.

 

Verifique se a plataforma enviou e-mails oficialmente no próprio aplicativo: a recomendação é verificar se o conteúdo é o mesmo que aparece no menu “Configurações > Segurança > E-mails do Instagram” do app. Essa seção mostra todos os endereços usados pelo Instagram para comunicação com os usuários.

 

Seção mostra endereços usados pelo Instagram para comunicação com os usuários — Foto: Reprodução/ Instagram
Seção mostra endereços usados pelo Instagram para comunicação com os usuários — Foto: Reprodução/ Instagram

O que fazer se o armazenamento do celular estiver lotado?
Anterior

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU