Campanha de Multivacinação e contra poliomielite termina na sexta-feira (30)


A mobilização nacional para Multivacinação e contra a poliomielite termina na sexta-feira (30). Desde o início, em agosto, São Francisco de Itabapoana (SFI) aderiu às duas campanhas, que ocorrem simultaneamente. São 12 unidades de saúde disponíveis à população.

 

A vacina contra poliomielite está disponível para crianças menores de cinco anos. O objetivo da imunização é evitar o retorno da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, desde 1994, não há registro de circulação do vírus no Brasil. Naquele ano, o país recebeu o certificado de eliminação.

 

Já a campanha de Multivacinação tem como público-alvo os menores de 15 anos. O coordenador do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Cristiano de Souza, ressalta que, com a atualização da Caderneta de Vacinação, a proteção contra as doenças imunopreveníveis aumenta. “Desta forma, é possível evitar a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas e óbitos”, pontuou.

 

A SMS ressalta que é necessária a apresentação da Caderneta de Vacinação para que a equipe técnica do polo de imunização avalie as vacinas que a criança ou o adolescente precisa receber.

 

O Governo Federal informou que enviará os seguintes imunizantes: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

 

As 12 unidades de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h: Clínica da Família Germano Barros Delgado, na área central, ou nos polos de Barra do Itabapoana, Travessão de Barra, Bom Lugar, Praça João Pessoa, Guaxindiba, Gargaú, Imburi, Buena, Pingo D’Água, Floresta e no Centro Municipal de Imunização (CMI), em Ponto de Cacimbas.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU