Queda de preços deixa gasolina mais vantajosa que álcool em quase todo o país; veja como calcular


Uso do etanol é vantajoso em relação à gasolina quando o preço nas bombas representa menos de 70% do valor da gasolina. Das 430 cidades com dados colhidos pela ANP, em apenas 28 é vantagem abastecer com álcool.

O preço da gasolina vem caindo nas bombas desde o início de julho – e, com isso, o combustível vem ganhando competitividade sobre o etanol.

 

Dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) mostram que o litro da gasolina era vendido, na semana passada, em média a R$ 5,40 – uma queda de 27% sobre o preço médio de R$ 7,39 registrado no último levantamento semanal de junho.

 

O preço do etanol também caiu na mesma comparação, mas o recuo foi menor, de 18,3%. Com isso, dados da ANP compilados pelo g1 mostram que, na média dos estados, abastecer com álcool é mais vantajoso que encher o tanque com gasolina, na média, apenas em Mato Grosso.

 

A comparação não inclui o Amapá, para o qual a agência não coletou preços do álcool combustível.

 

Etanol é vantajoso, na média, apenas em Mato Grosso
Etanol vale mais a pena quando a relação etanol/gasolina é menor que 70%

Em 28 cidades, álcool ainda vale a pena
O g1 também compilou os dados dos 430 municípios para os quais a ANP traz os preços médios tanto do etanol quanto da gasolina.

 

Entre essas cidades, em apenas 28 o álcool apresenta mais vantagem na hora de abastecer – todas elas nos estados de São Paulo e Mato Grosso.

 

Qual o mais vantajoso?
A vantagem do etanol é calculada considerando que o biocombustível tem, em média, 70% do poder calorífico da gasolina. Assim, para saber se o etanol mais é vantajoso ou não, basta multiplicar o valor do litro da gasolina por 0,7. Se o valor resultante for menor que o do litro do etanol, é melhor abastecer com gasolina. Se for maior, o etanol é a melhor opção.

 

Em outras palavras, se o preço do álcool for menor que 70% do preço da gasolina, o primeiro vale mais a pena. Se for maior, a gasolina deve ser escolhida. (veja ao final da reportagem mais explicações sobre como fazer a conta).

 

Importante lembrar, porém, que essa relação varia muito entre os postos e entre as cidades e entre os postos de combustíveis – portanto, é preciso pesquisar.

 

Etanol ou gasolina? Como fazer a conta?
Na bomba, para saber qual combustível vale mais a pena, o motorista deve multiplicar o valor do litro da gasolina por 0,7. Se o valor resultante for menor que o do litro do etanol, é melhor abastecer com gasolina. Se for maior, o etanol é a melhor opção.

Então:

Multiplique o valor do litro da gasolina por 0,7
Se o resultado for menor que o valor do litro do etanol: gasolina é a melhor opção
Se o resultado for maior que o valor do litro do etanol: etanol é mais vantajoso
Ou, em ‘matematiquês’:

Gasolina x 0,7
Se resultado < etanol, então escolha gasolina
Se resultado > etanol, escolha etanol

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU