Rio: começa agendamento para troca de kits de parabólicas


A Siga Antenado começou hoje (4) o agendamento para a instalação dos kits com a nova parabólica digital, destinados às famílias do município do Rio de Janeiro inscritas em programas sociais do governo federal. Os kits vão substituir as antenas parabólicas tradicionais que essas famílias usam atualmente para sintonizar canais de televisão. Depois de agendamento, um técnico vai à residência para fazer a instalação. A previsão é distribuir e instalar cerca de 25,9 mil kits gratuitos na capital carioca.

 

A Siga Antenado, uma Entidade Administradora da Faixa (EAF), não governamental e sem fins lucrativos, criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que venceram os blocos nacionais do leilão do 5G com as licenças da faixa 3,5 GHz. A EAF tem o dia 29 de agosto para liberar esta faixa de frequência.

 

O presidente da EAF, Leandro Guerra, explica que a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku) precisa ser feita para desocupar a faixa onde as atuais antenas operam, que passará a ser utilizada pela tecnologia 5G. O sinal transmitido para as parabólicas tradicionais nesta frequência será interrompido em breve. Segundo Guerra, a troca da tecnologia é importante para que não haja interferência.

 

5G
A ativação do 5G começou por Brasília, no início de julho. No fim do mês foi a vez de Porto Alegre, Belo Horizonte e João Pessoa e hoje está sendo em São Paulo. As próximas são Rio, Salvador, Goiânia e Curitiba.

 

“O 5G é uma quebra de paradigma porque eleva o nível de conexão para a internet móvel e traz muitos avanços em termo de tecnologia também, seja para o consumidor no uso cotidiano, ou seja, para a indústria que tem um ganho de produtividade”, afirmou Leandro Guerra.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU