Quem não atualizar o Cadastro Único terá os benefícios bloqueados a partir de agosto


Beneficiários de programas sociais em São Francisco de Itabapoana (SFI) que não atualizaram o Cadastro Único precisam realizar a revisão cadastral até o próximo dia 15 de julho para evitar o bloqueio dos benefícios a partir do dia 3 de agosto, além da exclusão do cadastro. Quem estiver nesta situação deverá entrar em contato com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) que atende sua localidade para agendamento.

Inicialmente, em março deste ano, o Governo Federal encaminhou uma listagem com 905 famílias do município que precisavam fazer a revisão cadastral, cujo prazo máximo é de dois anos para recadastramento — para conferir, clique aqui. À época, além de publicar matéria no site oficial da Prefeitura de SFI, sendo amplamente repercutida na Imprensa, a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), em parceria com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), disponibilizou a listagem para melhor identificação desses usuários, porém, apenas 163 regularizaram o cadastro (confira no final da matéria a listagem das famílias que ainda precisam realizar a revisão cadastral).

 

“Do total de cadastros desatualizados, nem todos são beneficiários de programas sociais. Porém, aqueles que são e não atualizarem até o próximo dia 15 de julho terão os benefícios bloqueados no mês de agosto, sendo eles o Programa Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica e Benefício de Prestação Continuada (BPC), também conhecido por muitos como LOAS, lei que regulariza o benefício”, ressaltou a coordenadora do Auxílio Brasil e Cadastro Único em SFI, Ludimila Manhães.

 

Para realizar a atualização é necessário entrar em contato com o Cras de acordo com a abrangência territorial para agendamento. “É possível atualizar por aplicativo, mas somente quando nenhuma informação mudou desde a última atualização. Sendo assim, as atualizações via aplicativo são passíveis de averiguação, visto que irregularidades têm sido identificadas”, explicou a coordenadora.

 

Os beneficiários podem obter mais esclarecimentos mantendo contato com a Coordenação do Cadastro Único e Programa Auxílio Brasil através do telefone (22) 99798-7201 ou ainda ligando para a SMTDH por intermédio do número 2789-1166.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU