Prefeitura e Polícia Militar lançam projeto de patrulha rural “Protetores do Campo”


Com a proposta de promover o policiamento ostensivo e de proximidade nas áreas rurais de São Francisco de Itabapoana (SFI), a prefeita Francimara Barbosa Lemos e o subsecretário de Estado de Polícia Militar (PM), coronel Carlos Eduardo Sarmento, lançaram nesta segunda-feira (27) o projeto piloto de patrulha rural “Protetores do Campo”.

Atualmente, o município conta com cerca de dois mil quilômetros de estradas vicinais, sendo a maioria utilizada para o escoamento da produção agrícola e pecuária. São aproximadamente três mil propriedades rurais. Segundo dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-RJ), a criação de gado chega a 50 mil cabeças.

 

De acordo com a PM, 53% dos furtos em áreas rurais em todo o território fluminense estão nas regiões Norte e Noroeste. Desta porcentagem, a maior parte aconteceu em SFI.

 

“Devido aos constantes furtos realizados, o secretário municipal de Agricultura, Enaldo Barreto, junto com sua equipe, apresentou a proposta do projeto, que, com muita alegria, está se tornando realidade”, afirmou a prefeita. Ela destacou a importância de realizar a comunicação às autoridades policiais em caso de roubos.

 

O coronel Carlos Eduardo explicou que os policiais envolvidos passaram por treinamento e capacitação. As propriedades serão cadastradas através de georreferenciamento e receberão visitas periódicas dos patrulhamentos, que também estarão em contato com os proprietários por meio de aplicativo de mensagens.

 

“Do grande ao pequeno produtor, não tenho dúvidas que este projeto será um sucesso e será expandido para todo o Estado”, afirmou, agradecendo “o apoio financeiro, político e institucional do governador Cláudio Castro”.

 

O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente coronel Gustavo Marques, destacou o pioneirismo do projeto, que “vai levar mais segurança à população do campo”. Destacando que SFI é o maior produtor agrícola do RJ, ele salientou que os furtos causam impactos negativos na economia. “Vamos fazer o maior esforço possível para atender a todos, por meio da prevenção, do monitoramento, da polícia de proximidade e de comunicação eficiente”, disse.

 

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Enaldo Barreto, uma equipe conjunta, formada por servidores do órgão e da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep), visitarão as propriedades rurais para realizar o cadastramento na patrulha.

 

Na oportunidade, a prefeita e os representantes da PM realizaram a entrega da primeira placa de identificação do programa ao produtor rural, Daniel Junqueira, primeiro cadastrado. A comitiva do Governo do Estado também entregou uma van e três quadriciclos, a serem empregados na área de atuação do 8º BPM.

 

A cerimônia foi realizada no estacionamento da prefeitura e contou com a presença de vereadores, secretários e assessores. Também participaram o secretário municipal de Agricultura de Campos dos Goytacazes, Almyr Júnior; o secretário municipal de Agricultura e Estradas Vicinais de Italva, Bruno Guimarães; o vice-prefeito de Bom Jesus de Itabapoana, Otávio Amaral; e o presidente da Câmara Municipal de Italva, Joel Enfermeiro.

 

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU