Panfletagem no portal da cidade conscientiza sobre o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil


A equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de São Francisco de Itabapoana (SFI) realizou uma panfletagem, nesta segunda-feira (13), no portal de entrada da cidade. A ação, em conjunto com a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) e o Conselho Tutelar, objetivou conscientizar a população sobre a importância do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho.

 

Os organizadores ressaltaram que “quando uma criança trabalha, diminui o seu tempo disponível para convivência familiar, para brincar, estudar e aprender” e ainda, que “o trabalho infantil é a porta de entrada para as demais violações de direitos de crianças e adolescentes”.

 

“É importante destacar que o aumento dos casos de trabalho infantil, na maioria das vezes, ocorre devido às condições socioeconômicas das famílias. Alertamos que este tipo de prática é crime. As crianças e adolescentes precisam ter a garantia de frequentarem a escola regularmente, convivência familiar e comunitária, lazer, entre outros direitos. A infância não é para trabalhar e sim para sonhar”, declarou o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo.

 

Em SFI, as denúncias contra o trabalho infantil podem ser realizadas através dos telefones (22) 99955-5008 (Creas) ou para (22) 99706-7750 (Conselho Tutelar), sendo garantido o integral sigilo das informações e da identidade do denunciante.

 

Origem – A Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2002, instituiu o dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho. A partir de então, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo inteiro para se mobilizarem contra o trabalho infantil.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU