Semana Municipal do Meio Ambiente começa com palestra e plantio de mudas em escola


Alunos da Escola Irmãos em Cristo (EIC) participaram na tarde desta segunda-feira (6) da primeira atividade da Semana Municipal do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). A prefeita Francimara Barbosa Lemos também participou.

 

As palestras começaram pelas turmas da Educação Infantil e depois foram realizadas para todos os estudantes do Ensino Fundamental, que interagiram com os palestrantes em diversos momentos.

 

A diretora da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG), Vânia Coelho, falou aos alunos sobre a importância de cuidar da fauna e flora. Entre os pontos abordos, ela citou malefícios das queimadas. “O fogo contamina o ar que respiramos e provoca o aquecimento do nosso planeta”, disse.

 

Coelho também apresentou um papagaio chauá — espécie ameaçada de extinção — que foi apreendido em Guaxindiba nesta segunda, após denúncia anônima à Guarda Ambiental pelo telefone (22) 9.8161-6713. Ela explicou que o animal será levado para a EEEG, onde será tratado para ser devolvido ao habitat. Além de ser encontrado em condições de maus-tratos e inadequadas de alimentação, o papagaio desaprendeu a voar devido ao longo tempo aprisionado.

 

Os guarda-parques da EEEG mostraram como atuam na preservação do meio ambiente. Eles exibiram alguns dos equipamentos utilizados em operações. “Não precisa ser guarda-parque para cuidar da floresta. Vocês podem ser um de nós, se cuidarem do meio ambiente no dia a dia”, afirmou a guarda-parque Miriam.

 

A prefeita Francimara salientou que proteger o meio ambiente significa preocupar-se com o futuro. “Nós temos que cuidar e preservar. Vamos proteger nossos animais, plantas, mangues, rios e praias”, disse. Ela estava acompanhada da secretária particular, Joana Ramos, do secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Jairo Batista, e do vereador Alexandre Barrão.

 

Para a diretora da EIC, Edilane Cardoso, a palestra foi uma oportunidade de reflexão. Para ela, “ nós precisamos aprender a cuidar melhor do nosso planeta”.

 

Já a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, lembrou que a unidade escolar possui coletor do projeto “Óleo Legal”. Após convidar os alunos a divulgar a ação para familiares, amigos e vizinhos, ela explicou que a cada descarte de dois litros de óleo de cozinha usado, o doador recebe detergente. Os primeiros cinco litros doados no local foram do restaurante Aura Gastronomia.

 

Após a palestra, uma das turmas da EIC participou do plantio de duas mudas de sibipiruna em frente a unidade.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU