Saúde e Meio Ambiente promovem evento para marcar o Dia Mundial sem Tabaco


Para marcar o Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, as secretarias municipais de Saúde e de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana (SFI) realizaram um evento de conscientização na Câmara de Vereadores, na quinta-feira (26).

 

 

Entre os assuntos abordados, as questões educativas de prevenção, a importância de combater o tabagismo, já que pode provocar uma série de doenças, além da ameaça do tabaco ao meio ambiente, que é o tema da data neste ano.

 

“É importante compreendermos que o tabagismo é uma doença crônica, sendo a maior causa de mortes evitáveis no mundo. Poderíamos evitar 161 mil mortes anuais. Aproveitando o tema deste ano, convidamos a Secretaria de Meio Ambiente para participar do evento.

 

Vamos fazer um projeto piloto para colocar nos locais de maior circulação no município as bituqueiras, local apropriado para jogar a bituca (ponta do cigarro que sobra depois de fumado), em vez de jogar nas vias públicas”, ressaltou a coordenadora do Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (Nuprapac), a oncologista clínica Elizabeth Uhl.

 

O Nuprapac é um órgão municipal vinculado à Secretaria de Saúde, inaugurado em 29 de agosto de 2017, no primeiro ano da gestão inicial da prefeita Francimara Barbosa Lemos. Em 31 de maio de 2018, o Programa Municipal de Cessação do Tabagismo foi implantado em SFI, seguindo todos os protocolos definidos pelo Ministério da Saúde e o Governo do Estado.

 

“O Nuprapac atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, no Centro, sendo que o Programa de Cessação tem equipe própria com enfermeira, assistente social, psicóloga e nutricionista. Para a pessoa se cadastrar no programa precisa procurar o órgão, na parte da manhã, para ser entrevistada e partir daí ser acolhida e orientada tecnicamente sobre como funciona. Temos medicamentos trazidos pelo Governo do Estado para o município, destinado exclusivamente ao programa, os adesivos, tudo o que necessário de acordo com cada caso vai ser discutido e oferecido ao paciente”, explicou a coordenadora.

 

O vice-prefeito Raliston Souza, que representou a prefeita Francimara, revelou: “Tenho orgulho de fazer parte do Governo Francimara. A prefeita teve a sensibilidade de criar o Nuprapac para cuidar da saúde da nossa população através da prevenção, além de prestar apoio também para os familiares dos pacientes. Parabéns a todos os integrantes deste importante Núcleo que ajuda a salvar vidas”.

 

Já a secretária de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, revelou que recebeu o convite com enorme prazer. “E mais do que falar do tabagismo, o evento nos deu a oportunidade de mostrar aos presentes que meio ambiente é saúde, e não há como pensar em saúde sem um ambiente ecologicamente equilibrado. A bituca descartada inadequadamente pode provocar queimadas na vegetação, poluição dos rios e contaminação dos animais marinhos”, alertou.

 

O engenheiro ambiental e sanitarista da Sema, Jamilson Júnior, reforçou as palavras da secretária: “O tabagismo traz inúmeros prejuízos ao meio ambiente, desde o cultivo do tabaco onde são empregados diversos agroquímicos de forma indiscriminada, aliados ao desmatamento para a criação de áreas de cultivo, passando pela indústria onde durante o processo produtivo existem diversos problemas associados à geração de resíduos sólidos e tóxicos como a amônia e o tolueno, por fim, chegando ao consumidor final onde os problemas também são diversos”, argumentou, acrescentando:

 

“A fumaça produzida pelo cigarro é responsável pela liberação de pelo menos três gases de efeito estufa: dióxido de carbono, metano e óxidos nitrosos. Estudos apontam que aproximadamente 10 bilhões de bitucas são descartadas no ambiente todos os dias, os resíduos do cigarro contêm aproximadamente 7.000 substâncias tóxicas e representam entre 30 e 40% dos resíduos coletados nas regiões litorâneas, sendo o descarte inadequado um dos maiores causadores de incêndios florestais”.

 

Participaram ainda do evento o secretário de Saúde, Sebastião Campista, acompanhado da subsecretária da pasta, Thayna Rissa, a assessora Especial, Angela Rangel, a secretária Particular, Joana Ramos, além de funcionários e colaboradores das duas secretarias (Saúde e Meio Ambiente).

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU