Bombeiros buscam por desaparecidos após temporal que deixou ao menos 16 mortos no RJ


Bombeiros continuam neste domingo (3) a busca por desaparecidos após o temporal que deixou ao menos 16 mortos no Rio de Janeiro (veja quem são).

 

Segundo o governo estadual, seis pessoas ainda são procuradas em Angra dos Reis, que sofreu a pior chuva da história, e há mais um desaparecido em Paraty.

 

A Defesa Civil confirmou neste domingo a oitava morte no município. Outras sete pessoas – de uma mesma família – morreram em Paraty, também na Costa Verde.

 

Outro óbito foi regisrtado em Mesquita, na Baixada Fluminense, onde um homem foi eletrocutado durante a enchente.

 

O que causou?
As chuvas que atingiram o estado foram causadas por acúmulo de umidade na região litorânea.

 

O meteorologista do Climatempo, César Soares, afirmou ao g1 que uma frente fria trouxe instabilidade para o tempo da região já na última quinta-feira (31).

 

Autoridades
O governador Cláudio Castro criou um gabinete de crise para gerir a situação na Costa Verde. O grupo conta com a participação de várias secretarias.

 

Ele também anunciou a construção de moradias em um terreno no bairro Monsuaba, em Angra, um dos pontos mais impactados pelo temporal.

 

 

Neste domingo, o governo estadual informou que colocou à disposição da operação de resgate dos bombeiros 11 aeronaves, partindo do Rio para a Costa Verde.

 

São aeronaves do Governo do Estado, Polícia Militar, Força Aérea Brasileira, Secretaria de Estado de Saúde (SES) e do Corpo de Bombeiros.

 

Na capital, em mensagem publicada nas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes afirmou que a madrugada no Rio teve muitas ocorrências.

 

Paes também voltou a pedir que a população evite deslocamentos desnecessários.

Recorde de chuva em Angra
Angra dos Reis nunca havia registrado um volume de chuva tão alto em apenas 48 horas. No período, a prefeitura registrou índices recorde: foram 655 mm na área que fica no continente e 592 mm na Ilha Grande, que também faz parte de Angra.

 

 

 

O Corpo de Bombeiros informou ter resgatado ao menos cinco pessoas com vida, que foram levadas para o Hospital da Japuíba. Seis grupamentos da corporação e agentes da Defesa Civil trabalhavam nas buscas pelos desaparecidos pela manhã.

Outras cidades da Baixada também registraram alagamentos. A Prefeitura de Nova Iguaçu afirmou que a cidade registrou 141 mm de chuva no bairro Moquetá, o que equivale a 148% da média de chuva do mês de abril. O Hospital Estadual Ricardo Cruz, inaugurado há um ano, ficou inundado.

Veja mais vídeos da chuva no RJ

 

Pode chover mais?
A tendência para manhã do domin

go (3) ainda é de chuva persistente, moderada a forte, em todas as áreas do sul do Estado.

O risco de escorregamento de encostas segue bastante elevado devido aos volumes de chuva expressivos. No domingo (3), as condições são de alerta máximo para temporais na Costa Verde.

 

 

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU