Escolas de SFI recebem computadores doados pela Petrobras


O projeto “Janelas para o Amanhã”, da Petrobras, iniciou na quinta-feira (16) a distribuição dos computadores recondicionados para 16 escolas da rede municipal de ensino de São Francisco de Itabapoana (SFI). A iniciativa vai promover também a capacitação dos professores do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) objetivando aprimorar o uso da tecnologia digital na prática pedagógica.

 

“A entrega dos equipamentos é a primeira etapa do ‘Janelas para o Amanhã’, inclusão digital que possibilitará aos profissionais a diversificação de metodologias e didáticas. Em média, cada escola selecionada pelo projeto está recebendo 20 computadores, que serão utilizados para o treinamento em tecnologia da informação, curso com início previsto para o segundo semestre, a partir deste mês”, revelou o secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, acrescentando que a coordenação do projeto no município está a cargo do diretor do Departamento de Gestão e Projetos da SMEC, Valnes Soares, e da articuladora do Programa PDDE e Educação Conectada, Cintia Dib.

 

Para Valnes, o projeto apresenta uma importância fundamental para seus usuários, sendo um meio de ampliar o acesso digital e reduzir as desigualdade sociais, permitindo aos educandos o acesso a uma gama de conteúdos, o que facilitará sua aprendizagem de forma simples e dinâmica.

 

“Dentre os fatores mais relevantes, podemos citar a capacitação de discentes e docentes, além de permitir o desenvolvimento da linguagem e da comunicação, viabilizando o desenvolvimento da autoestima e de novas habilidades de forma interativa e estimulante. Toda comunidade escolar terá instrumentos tecnológicos para o desenvolvimento pleno de sua clientela”, opinou.

 

A Petrobras informou que em dois anos serão investidos aproximadamente R$ 2,5 milhões (sem contabilizar os computadores) na formação em tecnologia da informação de alunos e professores de escolas públicas de três estados: Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo. A capacitação ficará por conta da Recode, organização da sociedade civil que utiliza a informática como mecanismo de inclusão e empoderamento digital de comunidades vulneráveis.

 

A prefeita Francimara Barbosa Lemos destacou a importância da doação dos computadores para o município. “Agrademos mais uma vez à Petrobras pela iniciativa. A inclusão digital é fundamental para o aprendizado dos alunos, além de ampliar as possibilidades de inclusão no mercado de trabalho quando as nossas crianças e adolescentes atingirem a idade adulta”, ressaltou a prefeita.

 

Escolas contempladas pelo projeto em SFI

E. M. Abelino José de Souza – Batelão de Barra
E. M. Aníbal Abreu Viana – Buena
E. M. Arício Leite Linhares – Coreia
E. M. Décio Machado – Barra do Itabapoana
E. M. Dirceu Dias da Silva – Guaxindiba
E. M. Domingos Santos – Ponto de Cacimbas
E. M. Ilda Muylaert de Machado – Brejo Grande
E. M. João Batista de Almeida – Sossego
E. M. João Paes Viana – Aroeira
E. M. Júlio Pereira de Miranda – Bom Jardim
E. M. Herval Luiz dos Santos Batista – Centro
E. M. Manoelina de Souza Rodrigues – Travessão de Barra
E. M. Miguel Nunes Barbosa – Estreito
E. M. Professora Dalria Maria G. Macedo Gonçalves – Gargaú
E. M. Saleno Simão – Bom Lugar
E. M. Victor Sarlo – Amontado

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU