Frente fria chega com alerta de ressaca com ondas de mais de 3 metros; Contenção de areia é reforçada em Atafona, no RJ


Ressaca pode causar novos impactos na estrada litorânea que liga Campos a São João da Barra, alertam municípios. Cidades podem registrar mínima de até 9ºC no fim de semana.

 

A passagem da frente fria prevista para chegar ao Brasil já começou a causar efeitos no estado do Rio. No Norte Fluminense, as prefeituras de Campos dos Goytacazes e São João da Barra emitiram alerta de ventos fortes e ressaca, com base em dados divulgados pela Marinha do Brasil.

 

A Defesa Civil de São João da Barra informou que está em atenção, com monitoramento 24h. De acordo com o órgão, o alerta da Marinha do Brasil para a região é de previsão de ondas de 3 a 5 metros até 1° de agosto.

 

Para evitar que o mar avance ainda mais sobre as casas em Atafona, a Prefeitura de São João da Barra reforçou a contenção de areia na orla na terça-feira (27).

 

 

A secretaria de Defesa Civil de Campos está alertando pescadores, surfistas e moradores do Farol de São Thomé sobre a agitação do mar e ressaca. De acordo com o órgão, a previsão é de que as ondas cheguem a 3,5 metros na faixa litorânea, entre a manhã desta quinta-feira (29) e a noite de sexta-feira (30).

 

“Diante dos riscos iminentes, trabalhadores e banhistas devem evitar entrar no mar”, reforçou o município.

 

De acordo com o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), há a possibilidade de ventos com intensidade de até 75 km/h na faixa litorânea do município.

 

 

Problemas nas estradas
Ainda de acordo com a Defesa Civil de Camos, a alteração das condições meteorológicas e os fortes ventos previstos também poderão causar transtornos na estrada litorânea nos dois extremos: os trechos que dão acesso à Barra do Furado e ao Açu.

 

 

Se a previsão se confirmar, a ressaca poderá causar novos impactos na estrada litorânea que liga o a localidade de Xexé ao Açu, em São João da Barra, onde a estrada já foi completamente erodida.

 

 

Já na localidade de Gaivota, no trecho que dá acesso à Barra do Furado, a areia do mar pode voltar a invadir a pista, segundo o município. “Motoristas devem estar atentos e evitar o trecho neste período”, alertou.

 

 

Queda nas temperaturas
A passagem da frente fria vai fazer com que as temperaturas caiam bruscamente no Norte Fluminense até o fim de semana.

 

De acordo com o Climatempo, nesta quarta-feira (28) as temperaturas em Campos não devem passar de 28ºC de máxima e 16ºC de mínima. Já na quinta, os termômetros devem marcar máxima de 20ºC e mínima de 14ºC.

O dia mais frio, no entanto, será no sábado (30), segundo a previsão. Isso porque, a temperatura máxima não deve passar de 19ºC e a mínima pode chegar a 10ºC na maior cidade do interior do estado.

Já em São João da Barra, as temperaturas devem variar entre 27ºC de máxima e 15ºC de mínima nesta quarta (28). Já na quinta, os termômetros marcam 19ºC de máxima e 13ºC de mínima, segundo a previsão.

No sábado, assim como em Campos, as temperaturas caem para 18ºC de máxima e 9ºC de mínima, segundo a previsão.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU