SFI solicita demandas em reunião online com o secretário estadual de Agricultura


Durante reunião remota na semana passada com o Secretário Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Marcelo Queiroz, o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Francisco de Itabapoana (SFI), Enaldo Barreto, realizou uma série de pedidos para o município, em nome da prefeita Francimara Barbosa Lemos.

 

Queiroz, além de analisar a viabilidade de atender às solicitações, informou que pretende estar em SFI assim que a sua agenda permitir.

 

 

“Tivemos uma videoconferência bastante proveitosa. Entre as principais reivindicações para o município estão o melhor suporte técnico da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), a doação de resfriadores de leite para atender ao projeto de tanques comunitários, suporte para a implantação do Núcleo de Controle de Zoonoses, inclusive com a possibilidade de credenciamento de clínica veterinária particular para atender ao novo órgão; recuperação e recapeamento da Rodovia da Fruta, ligando a localidade de Praça João Pessoa até a BR-101 e uma conectividade rural para o homem do campo”, revelou Enaldo, acrescentando:

 

 

“O secretário estadual de Agricultura nos comunicou a respeito da consolidação da locação de maquinário, através do Governo do Estado, para a recuperação de estradas vicinais em SFI e na cidade vizinha de São João da Barra. Estamos aguardando apenas sermos comunicados a respeito do plano de trabalho”.

 

 

Outro assunto discutido foi a flexibilização do Cadastro da Defesa Sanitária Estadual, objetivando aumentar o número de criadores nesse período de campanha de vacinação contra a febre aftosa. Na pauta, ainda, um convênio com o Instituto de Terras e Cartografia do Rio de Janeiro (Iterj), para auxiliar na regularização fundiária em SFI, além de uma proposta de parcelamento para beneficiar os produtores do município em débito com o Programa Frutificar, que estão na fase de Execução Judicial.

 

 

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca de Campos dos Goytacazes, Almy Junior Cordeiro também participou da reunião online.

Agenda em SFI – Segundo Enaldo, o secretário estadual de Agricultura deseja visitar o município em uma data oportuna para conhecer de perto o Mercado Municipal, no Centro, que está na fase final das obras e alguns empreendimentos e projetos ligados à área rural.
“Na pauta também está incluído a visita a uma fábrica de produção de fécula de mandioca e a um projeto de piscicultura associado à produção de tomates e temperos em sistema orgânico. Vamos aproveitar a presença do secretário para pedir apoio à legalização de pequenas fábricas de goiabada, farinha e tapioca, além de incentivo à produção de pitaya, já que alguns produtores do município contam com plantação de dois mil pés da fruta. A outra demanda é tentarmos uma articulação junto à Secretaria Estadual de Agricultura para a instalação de um laticínio em SFI”, finalizou Enaldo.

AsCom-SFI

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU