O que é um roteador ‘dual band’ e por que pode haver variação nas conexões de 2.4 e 5 GHz?


Tira-dúvidas explica diferenças entre conexões sem fio e os benefícios de segurança e privacidade da frequência de 5 GHz.

Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.), envie um e-mail para g1seguranca@globomail.com. A coluna responde perguntas deixadas por leitores às terças e quintas-feiras.

 

 

Tenho um problema. O pessoal do meu provedor me atendeu em casa e mexeram no roteador que antes funcionava bem. Agora tem site e app que só funciona em 2.4 GHz e outros que só no 5 GHz. O que eu faço? – Arthur E.

 

Dias Gomes

 

Arthur, muitos roteadores domésticos não possuem opções para diferenciar a conexão oferecida nas frequências de 2.4 GHz e 5 GHz.

 

Na prática, significa que, em qualquer uma delas, você estará na mesma conexão do ponto de vista do roteador.

 

A vantagem do “dual band” é permitir que o roteador transmita simultaneamente nas frequências de 2.4 GHz e 5 GHz.

 

Com isso, você aproveita as vantagens de ambas e aumenta o número de dispositivos que podem estar conectados ao mesmo tempo. Mas o método de acesso é normalmente o mesmo, a não ser que o roteador possua também o recurso de “rede para convidados”.

 

Como o problema é intermitente e não é exclusivo a nenhuma das frequências – ambas funcionando de forma intermitente – não parece que há algum erro ou diferença de conexão entre as duas frequências.

 

Pode até ser problema de hardware – então é importante verificar se os erros são constantes em dispositivos diferentes.

 

De toda forma, os computadores e celulares, reconhecem as redes de 2.4 GHz e 5 GHz como separadas uma da outra. Por isso, uma coisa que você pode tentar é reconfigurar a rede Wi-Fi nos seus dispositivos: “esqueça” a rede e depois configure-a novamente.

 

Dessa forma, configurações antigas, que podem não estar mais valendo, serão limpas para dar lugar às novas configurações que o roteador sugere.

 

Se isso não resolver, uma configuração que pode causar intermitências no acesso à internet é o (Domain Name System).

 

Você pode definir um DNS público para testar sua conexão e, se o problema não acontecer mais, é porque há algo errado com o serviço do seu provedor ou com a configuração de DNS no roteador.

 

Veja como definir o DNS no Windows para o DNS da CloudFlare:

 

Clique com o botão direito do mouse no ícone de Rede (o do Wi-Fi) perto do relógio na bandeja do sistema;

Clique em “Abrir configurações de rede e internet”;

Procure o botão “Alterar opções do adaptador”;
Clique com o botão direito no adaptador do seu Wi-Fi (ele estará com o nome da sua rede) e selecione Propriedades;

Clique em “Protocolo IP versão 4 (TCP/IPv4)” e clique em “Propriedades”;
Marque “Usar os seguintes endereços de servidor DNS”. Digite 1.1.1.1 no primeiro campo e 1.0.0.1 no segundo campo. Clique em OK;
Agora clique em “Protocolo IP versão 6 (TCP/IPv6)” e novamente em Propriedades;

Mais uma vez, marque “Usar os seguintes endereços de servidor DNS”. Agora, é 2606:4700:4700::1111 no primeiro campo e 2606:4700:4700::1001 no segundo. Clique em OK até fechar todas as janelas.

 

 

Após seguir estes passos, você estará com o DNS da CloudFlare. O blog não recomenda manter a conexão desta forma (o ideal é sempre usar o DNS automático), mas não há problema em fazer este ajuste temporariamente para conferir se o DNS do provedor ou do roteador estão instáveis.

 

Você também pode configurar o DNS no celular. Como esta não é uma configuração simples, o blog recomenda fazê-la no computador para testar.

 

Se você não tem familiaridade com configurações de rede, mexer nos ajustes do roteador pode ser bem complicado.

 

Se você souber acessar o painel de configuração, você pode tentar conferir se há ajustes específicos para as frequências e deixar a rede 5 GHz igual à rede 2.4 GHz ou vice-versa.

 

Vale dar uma olhada também se algo foi modificado nas configurações de DNS. Existem ataques na web que trocam o DNS de roteadores para realizar ataques.

 

Porém, por mais que você iguale as configurações, as duas redes não serão exatamente idênticas.

 

Como o 5 GHz é diferente do 2.4 GHz?
Existe uma certa confusão a respeito do que é o Wi-Fi de 5 GHz, então vale ressaltar que ele não tem nenhuma relação com o “5G” das redes móveis de celular.

 

Em vez disso, o Wi-Fi de 5 GHz tem vantagens e desvantagens em relação ao de 2.4 GHz.

 

O mais importante é saber que o 5 GHz tende a ter um alcance menor que o 2.4 GHz. O sinal é muito mais prejudicado por obstáculos, incluindo paredes. Uma pequena mudança na localização ou posição do roteador pode ter um impacto significativa na qualidade do sinal do 5 GHz.

 

Por outro lado, o 5 GHz ajuda a limitar a propagação da rede sem fio sem prejudicar a qualidade da conexão, o que reduz a exposição da rede.

 

Com a mesma qualidade de sinal, o 5 GHz tende a obter velocidades maiores de transferência, além de uma latência menor. Mas, para obter a mesma qualidade de sinal, você normalmente precisa estar mais perto do roteador 5 GHz do que estaria no 2.4 GHz.

 

A latência é o tempo que demora para que cada pacote de dados chegue ao destino. Ela é muito importante para algumas aplicações, como games on-line, mas nem tão importante em outras, como o streaming de conteúdo sob demanda.

 

Se você está assistindo a um vídeo – ainda que seja uma transmissão ao vivo – a latência menor do 5 GHz não terá benefícios.

 

Já a velocidade superior do 5 GHz só tende a fazer diferença para quem usa muito a rede interna (transferências entre computadores ou dispositivos na mesma rede, sem usar a internet) ou para quem tem conexões de internet muito rápidas (não existe um valor específico, mas o 5 GHz tende a ser mais vantajoso em conexões acima de 200 ou 300 Mbps).

 

Se você posicionar bem o seu roteador e aproveitar a fragilidade do 5 GHz contra obstáculos a seu favor, você pode evitar que sua rede chegue aos vizinhos e ainda forneça uma cobertura de alta qualidade dentro da sua casa.

 

Isso é bom para todos, já que sua rede também não causará interferência na rede dos seus vizinhos e vice-versa.

 

Por outro lado, não espere que o 5 GHz seja capaz de cobrir uma casa média ou grande sem repetidores de sinal. A qualidade do sinal cai rapidamente com a distância e obstáculos.

 

Dúvidas sobre segurança digital? Envie um e-mail para g1seguranca@globomail.com

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU