SFI poderá ter Semana do Produtor Rural da Uenf


Através de entendimentos com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), São Francisco de Itabapoana (SFI) poderá receber a Semana do Produtor Rural.

 

O assunto foi tratado durante reunião na semana passada, na reitoria da universidade, em Campos, com a participação dos secretários municipais Enaldo Barreto (Agricultura e Abastecimento), Jairo Batista (Governo) e Renato Cunha (Educação e Cultura), que representaram a prefeita Francimara Barbosa Lemos. Outras parcerias também foram debatidas em encontros com dirigentes do Sebrae, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e Instituto Federal Fluminense (IFF).

 

“Fomos recebidos pelo reitor da Uenf, Raul Pallacio, a vice-reitora, Rosana Rodrigues e o professor Manuel Vazquez Vidal Júnior, diretor do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA). A ideia é realizamos o evento em maio, caso já tenhamos segurança sanitária em relação à pandemia da Covid-19. O objetivo é oferecermos cursos voltados à vocação agropecuária do município, principalmente aos pequenos produtores rurais”, revelou Barreto.

 

O professor Manuel Vazquez destacou outros temas durante o encontro. “Falamos a respeito da diversificação das culturas no município com a participação de estagiários da Zootecnia, da Agronomia e da Veterinária da Uenf; melhoria da qualidade da produção leiteira; apoio técnico e logístico para a produção de mudas; além da possibilidade de realizarmos cursos específicos em comunidades rurais”, ressaltou o diretor do CCTA.

 

O secretário complementou: “O professor Francimar Fernandes da Uenf vai conhecer os tanques comunitários e falar sobre segurança alimentar na produção de leite com qualidade. Nesta semana teremos uma reunião com o coordenador do Cederj para discutir a atuação dos alunos de Biologia nos campos de mudas das nossas estufas”.

 

“Estamos colocando em prática o nosso plano de Governo em relação à Agricultura. Isso é apenas o início das boas notícias que estamos trazendo a um setor de tamanha importância para a economia do município”, declarou a prefeita Francimara.

 

Censo agropecuário – Na reitoria do IFF, a pauta do encontro foi dar prosseguimento à reunião telepresencial realizada na semana passada com o reitor Jefferson Manhães.

 

“Estivemos com o vice-reitor do IFF, Carlos Arthur, reitor em exercício devido às férias do titular Jefferson Manhães. Agendamos uma reunião com os diretores dos campi do IFF de Cambuci e Bom Jesus do Itabapoana visando implementar o censo agropecuário em SFI com a colaboração dos alunos destas duas unidades”, explicou Barreto.

 

No encontro com o coordenador regional do Sebrae, Gilberto Soares, e Lucas Vieira, representando a Firjan, o secretário de Agricultura debateu apoio ao microempreendedor, linhas de crédito, e apoio técnico e acesso ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), entre outros.

Ascom SFI

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU