SFI inicia vacinação contra Covid-19 nesta quarta-feira (20)


Na manhã desta terça-feira (19), São Francisco de Itabapoana (SFI) recebeu 280 doses da Coronavac, vacina produzida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. A vacinação começa nesta quarta-feira (20) com a aplicação em profissionais da saúde, no Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), onde funciona o Centro de Referência e Testagem de Covid-19.

 

As doses foram recebidas pela secretária municipal de Saúde, Thayna Rissa, no Aeroporto Bartholomeu Lysandro, em Campos dos Goytacazes. O primeiro lote foi escoltado pela Polícia Militar (PM) e recepcionado no portal da cidade pela prefeita Francimara Barbosa Lemos, que acompanhou o transporte das vacinas até o HMMC.

 

 

“Com muita emoção, damos um importante passo nesta pandemia. Essa caminhada, ao longo desses meses, está sendo dolorosa e cansativa, mas estamos com esperança de que caminhamos cada vez mais para o desfecho. Pedimos a população que mantenham as medidas de controle, como uso da máscara e distanciamento social. Isso é de suma importância até que todos sejam vacinados”, pontuou a prefeita. Ela destacou que as doses estão armazenadas na Sala de Imunização, localizada ao lado do HMMC, cuja reforma será inaugurada nesta quarta.

 

 

Na segunda-feira (18) cerca de 14 mil seringas chegaram a SFI através de repasse do Governo do Estado. Também no dia 18, representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se reuniram com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) para apresentação do Informe Técnico da Campanha Nacional de Vacinação, disponibilizado pelo Ministério da Saúde (MS).

 

 

“Posteriormente, reunimos a equipe técnica da SMS para traçarmos objetivamente a estratégia de vacinação, que ocorrerá de forma volante”, explicou a secretária municipal de Saúde, Thayna Rissa. Ela explicou que, em alguns dias, outras 280 unidades da Coronavac serão enviadas para o município para a aplicação da segunda dose.

 

 

De acordo com o MS, na primeira fase serão vacinados os trabalhadores da área da Saúde que atuam diretamente na linha de frente. A expansão para os demais grupos vai depender de orientação do órgão federal, que ressalta que a vacinação visa reduzir a mortalidade e a manutenção do funcionamento da força de trabalho dos serviços do setor.

 

Ascom SFI

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU