Rios Muriaé e Pomba continuam subindo; Rio Itabapoana recua


Segue em cota de alerta e subindo, o rio Muriaé em Cardoso Moreira (RJ), a previsão é que o pico desta cheia ocorra no município por volta das 18h de hoje.

 

Após uma trégua nas chuvas nas últimas 24 horas, os níveis dos rios das bacias do Muriaé e Pomba começam a apresentar tendência de estabilização nesta terça-feira, dia 05/01, segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM). Em Patrocínio do Muriaé (MG), o rio Muriaé atingiu o pico desta cheia ontem, às 20h45, quando registrou o nível de 7,43 metros. Hoje, o rio está na cota de 6,87 metros. Em Itaperuna (RJ), onde o rio Muriaé também transbordou ontem, o rio continua subindo, mas de forma mais lenta, registrando hoje 5,56 metros.

 

Segue em cota de alerta e subindo, o rio Muriaé em Cardoso Moreira (RJ), a previsão é que o pico desta cheia ocorra no município por volta das 18h de hoje, com a cota chegando próximo à inundação. Na bacia do rio Pomba, os rios também atingiram a cota de alerta. Em Santo Antônio de Pádua (RJ) e Aperibé (RJ), os níveis estão estáveis sem previsão de subida a não ser que volte a chover.

 

 

Na região Sudeste, o SGB-CPRM, empresa pública ligada ao Ministério de Minas e Energia, está operando os Sistemas de Alerta Hidrológico (SAHs) das bacias do Muriaé, Pomba, Doce e do rio das Velhas. Os alertas hidrológicos operados pelo Serviço Geológico do Brasil foram reconhecidos pelo governo federal em março de 2020 como serviço essencial que não deve ser interrompido durante o período de combate à pandemia do coronavírus com vistas à garantia da segurança coletiva.

 

 

 

Os SAHs implantados e operados pela CPRM têm o apoio da Agência Nacional de Água (ANA), através de aporte de recurso para operação das estações telemétricas que compõem os Sistemas, as quais fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional de Referência – RHNR.

 

 

RIO ITABAPOANA – em Bom Jesus, o rio começou a baixar por volta da 0h desta terça-feira (5). Ontem chegou a 2,54m, ultrapassando sua cota de transbordo que é de 2,10m.

 

 

A Defesa Civil municipal de Bom Jesus do Itabapoana prestou apoio às famílias atingidas pela cheia no bairro Pimentel Marques (foto acima). Por volta das 6h, o rio ultrapassou a cota de transbordo, causando invasão de águas em quatro casas da Rua Pedro José de Almeida.

 

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU