Retrospectiva-Vídeo-Feira de Saúde da Mulher marca a Campanha Outubro Rosa em SFI


“Que dia maravilhoso para nós mulheres!”, com esta frase a dona de casa Ana Cristina Macedo sintetizou a Feira de Saúde da Mulher que aconteceu, durante todo o dia, desta sexta-feira (18), na Praça da Igreja Matriz, no Centro de São Francisco de Itabapoana (SFI). Uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Prevenção e Apoio aos Pacientes com Câncer e Familiares (Nuprapac), Secretaria de Educação e Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), com ampla participação do público feminino de SFI.

Como uma ação do Outubro Rosa, o evento contou com uma série de atividades com enfoque na saúde e no direito da mulher, com tendas de atendimento em saúde nutricional, saúde bucal, saúde da mama e ginecológica, saúde física e mental, Nuprapac, além de tendas enfocando o direito da mulher e assistência social. A Feira contou com diversos profissionais multidisciplinares e a participação de duas universidades: Isecensa e Redentor, além de alunos da rede pública e particular do município.

A prefeita parabenizou o trabalho das secretarias envolvidas e enfatizou que ações como essas ajudam na conscientização e na promoção da saúde e dos direitos da mulher. “Estamos muito felizes com a ampla participação feminina nesse evento, que foi pensado com muito carinho para todas as mulheres de nosso município”, enfatizou a prefeita.

“Essa oportunidade é ímpar, pois não pensamos na mulher apenas no contexto físico, mas em um contexto mais amplo. Nosso objetivo é fortalecer o nível de informação da comunidade através da promoção da saúde, orientando a mulher sobre doenças mentais, aspectos nutricionais e promoção do autocuidado”, disse a médica oncologista clínica Dra. Elizabeth Uhll, responsável pelo Nuprapac.

O secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, agradeceu todas as mulheres que prestigiaram o evento. “A Feira da Saúde estimula a saúde preventiva. Nesta ação percebemos o quanto as mulheres estão se cuidando e buscando cada vez mais o bem estar e a qualidade de vida delas próprias e da família”, explicou Campista.

Ascom SFI

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.