Retrospectiva: Vídeo-Entrega de novas ambulâncias em São Francisco de Itabapoana, RJ


Entrega de ambulâncias zero quilômetros porte grande e emissão de ordem de serviço para início das obras para reforma e adaptação do novo setor de apoio e diagnóstico no Hospital Municipal Manoel Carola.

  1. Entrega das ambulâncias:

Foram entregues duas ambulâncias zero quilômetros de grande porte, adquiridas com recursos do Fundo Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana para serem utilizadas na assistência prestada aos pacientes que realizam cirurgias de média e alta complexidade na parte de ortopedia no Rio de Janeiro e em Paraíba do Sul.

1.2. Justificativa para aquisição das ambulâncias:

Com a realização da parceria com o município de Itaperuna e com a solidificação da referência com o Hospital de Trauma – Ortopedia Dona Lindu Paraíba do Sul houve um acréscimo muito grande na disponibilização de procedimentos cardiovasculares e cirurgias ortopédicas e, por consequência aumento na necessidade de transportes adequado para transferência desses pacientes.

No atual governo foram viabilizados 180 procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade, sendo que 87 só em 2019. Também foram disponibilizados um total de 250 procedimentos cirúrgicos cardiovasculares no Hospital São José do Havaí.

É do conhecimento de todos, que o atual governo encontrou uma frota de veículos totalmente sucateados e nessa gestão já foram entregues a população cinco ambulâncias grandes, duas vans de dezesseis lugares e dois veículos para transporte de passageiro.

  1. Reforma e adaptação do setor de apoio e diagnóstico do Hospital Municipal Manoel Carola:

“Em janeiro de 2017 quando assumi a Gestão do Município, encontrei o Hospital Manoel Carola em situação precária. Além das péssimas condições de higiene com paredes cobertas por mofo, camas quebradas, falta de medicamentos e materiais, o hospital não dispunha de estrutura mínima para a prestação de atendimento digno a população”.

Diante dessa realidade o atual governo teve a coragem, em um momento de crise financeira, de formular um projeto de reestruturação completa do Hospital Manoel Carola, que foi dividido em quatro etapas:

  1. PRIMEIRA ETAPA foi a reforma e reabertura do setor de emergência incluindo a implantação de quatro leitos de estabilização e criação da emergência pediátrica.
  2. SEGUNDA ETAPA foi a reforma e reestruturação completa do setor de internação, que passou a contar com 22 leitos totalmente climatizados por ar condicionado.
  3. TERCEIRA ETAPA será a implantação do setor de apoio de diagnóstico do Hospital Manoel Carola, que terá início hoje com a ordem de serviço. Esse setor contará com sala de Raios-X nova, sala de Ultrassonografia, Laboratório de Análises Clínicas, sala para Digitalização de Imagens e sala de Tomografia.
  4. QUARTA E ÚLTIMA ETAPA será a reabertura do Centro Cirúrgico, para realização de pequenas cirurgias.

O atual governo espera que com a reestruturação finalizada no Hospital Manoel Carola, possa absorver cada vez mais a demanda de saúde para a população de São Francisco de Itabapoana, no próprio município, evitando o deslocamento para outros locais.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.