Queda de energia atinge várias cidades do RJ


Pelo menos 15 cidades do Rio de Janeiro estão sendo atingidas por quedas no fornecimento de energia desde as 17h desta sexta-feira (2).

 

O problema foi sentido por moradores de Cabo Frio, Araruama, Armação dos Búzios, Saquarema e Arraial do Cabo, na Região dos Lagos; Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, Duas Barras e Cordeiro, na Região Serrana, além de Macaé, Casimiro de Abreu e Rio das Ostras. No começo da noite, chegou a confirmação de que as cidades de Duque de Caxias e Niterói também foram afetadas.

 

 

Em Cabo Frio, circulou áudio no WhatsApp sobre problemas nos sinais de trânsito, mas a energia voltou cerca de 20 minutos após a interrupção. Depois, a cidade voltou a sentir mais duas quedas de energia. Verificamos a situação dos semáforos na altura do Braga, próximo ao Centro, mas com a energia estabelecida, não constatou problemas na sinalização nessa localidade por volta das 17h30.

 

 

A Energisa, em nota, afirma que acompanha a situação:

“A Energisa reitera que as interrupções de energia que afetaram Nova Friburgo, na noite dessa sexta-feira, 2 de outubro foram ocasionadas por um problema externo ao seu sistema elétrico, situação que afetou também parte da Região Serrana, Norte Fluminense e dos Lagos.

 

A distribuidora esclarece que instabilidades no sistema da supridora de energia que abastece a Energisa deram origem ao problema de falta de energia em Nova Friburgo. A Energisa fez todos os esforços para minimizar os impactos e normalizar a situação o mais rápido possível, buscando priorizar atendimento a clientes emergenciais como hospitais. A equipe da Energisa continua acompanhando a situação, de prontidão 24 horas, junto à Supridora”.

 

 

A Enel também enviou nota explicando que houve falha no sistema, mas que 90% dos clientes afetados estão com serviço normalizado.

 

“A Enel Distribuição Rio informa que uma falha no sistema da empresa de transmissão Furnas ocasionou interrupção no fornecimento de energia de clientes em alguns municípios na Regiões dos Lagos, Serrana e na Região Norte do Estado. A Enel Rio iniciou imediatamente soluções alternativas de manobra e o contato com Furnas para garantir o restabelecimento da energia . Cerca de 90% dos clientes afetados tiveram o serviço normalizado”.

 

Últimas atualizações:
18h – Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Araruama voltam a ficar sem energia. Há relato de falta de energia em Duas Barras.

 

18h05 – Volta energia em Cabo Frio e moradores do Braga chegam a comemorar.

 

18h10 – Chegam relatos de falta de energia na cidade de Cordeiro.

 

18h11 – Problema atinge vários bairros de Petrópolis.

18h12 – Energia acaba novamente em Cabo Frio, pela terceira vez.

18h15 – Energisa informa ao G1 que causas estão sendo apuradas. Leia nota acima.

18h20 – Cantagalo também é afetada pela falta de energia.

 

18h20 – Nova Friburgo tem segunda queda de energia.

18h20 – Moradores de Santa Maria Madalena informam que enfrentam a segunda queda de energia.

 

18h29 – A Prefeitura de Cabo Frio confirma falta de energia em vários bairros da cidade e disse que Guardas Civis Municipais orientam o trânsito.

 

18h30 – Enel confirma falha no sistema. Cidades de Duque de Caxias e Niterói também foram afetadas.

 

19h03 – Energia volta em Petrópolis, relatam moradores.

 

19h08 – Energia volta em São Pedro da Aldeia.

 

19h09 – Em Guapimirim, teve queda rápida de energia na noite desta sexta.

19h10 – Friburgo continua sem energia. A segunda queda está sendo mais demorada.

19h25 – Teresópolis continua com o problema.

 

19h29 – Trajano de Moraes também ficou sem energia mas foi restabelecida.

19h30 – Energia volta em Santa Maria Madalena.

19h38 – Internautas comentam falta de energia em São Vicente, Belford Roxo (RJ). Em Duque de Caixas e em partes de Nova Iguaçu.

 

20h22 – Enel enviou atualização ao G1 dizendo que após ter iniciado mediatamente alternativas de manobra e o contato com Furnas para garantir o restabelecimento da energia, cerca de 90% dos clientes afetados já tiveram o serviço normalizado. Veja íntegra da nota acima, no texto da reportagem.

20h58 – Após cerca de 3h, energia volta em Teresópolis.

 

22h – Energisa envia nota atualizada e informa que acompanha a situação. Veja nota atualizada acima.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.