SFI: Carga de 460 Kg de carne transportada sem higiene


Uma carga de 460 quilos de carne bovina de origem clandestina e transportada sem condições de higiene foi apreendida nesta terça-feira (15), no Km 266 da RJ 224, em São Francisco do Itabapoana.

De acordo com a Polícia Rodoviária Rodoviária estadual (BPRv), os agentes encontraram a carne sem as mínimas condições de higiene, no baú de um caminhão, envolta numa lona preta e sem refrigeração.

 

Após a abordagem, os policiais acionaram a Defesa Agropecuária Estadual, que constatou a infração sanitária, caracterizada pelo abate clandestino e transporte irregular. A Defesa Agropecuária multou o responsável, apreendeu toda carne e a inutilizou, em razão do risco sanitário por conta das péssimas condições de higiene. O caso foi registrado na 147ª DP/São Francisco. 

 

DEFESA SANITÁRIA FAZ ALERTA

As ações de combate ao abate clandestino visando preservar a saúde do consumidor que diga-se de passagem paga caro pelo produto, seguem sendo intensificadas pois além dos riscos de contaminações pela ingestão de alimentos de origem clandestina produzidos sem higiêne, o perigo de zoonoses (doenças transmissíveis dos animais aos humanos) caminham lado a lado quando o assunto é carne e seus derivados.

 

 

A Defesa Agropecuária alerta ao consumidor para que somente compre produtos de origem animal como queijos, carnes, linguiças, entre outros que sejam devidamente certificados e ostentem em sua rotulagem registro no S.I.M., S.I.E. S.I.F., ou SISBI-POA. Devendo no caso dos açougues, por direito exigir do comerciante a informação do matadouro de origem desses animais e até a Nota Fiscal.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.