Feriadão com população ignorando decretos em SJB e SFI


O feriadão da Independência é o primeiro nacional com medidas mais brandas de restrições impostas pela maioria dos municípios da região no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

No teste de fogo, o que pôde ser visto nas praias de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, neste domingo (06), foi que boa parte da população ignorou as medidas adotadas pelas prefeituras.

 

A Prefeitura de SJB informou que a fiscalização é feita e, inclusive, carros foram autuados por estarem na faixa de areia neste fim de semana. No entanto, para evitar aglomeração, conta com a conscientização da população.
Em SJB, barreiras sanitárias ainda tentam controlar o acesso apenas para quem tem residência no município.

 

Quem passa pelo local desde o início da pandemia sabe que a rigor não é mais a mesmo, até pelas flexibilizações já adotadas, embora seja possível constatar muita gente tendo que voltar para Campos.

 

Com medidas flexibilizadas, o comércio tem funcionado de maneira geral, respeitando regras de higiene. No entanto, frequentar praias continua proibido. Só que as praias de Atafona e Grussaí estavam cheias neste feriadão.

Em nota, a Prefeitura de SJB informou que “existe a fiscalização feita pelo Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal e Defesa Civil Municipal, em conjunto com o Corpo de Bombeiros. O trabalho é feito no sentido de orientar e chamar a atenção para o fato de estar proibido frequentar praia. Houve, também, mais de 84 veículos notificados por estarem na faixa de areia entre sábado (5), e segunda-feira (7). Mas a Secretaria Municipal de Segurança Pública conta com a conscientização e colaboração da população ao cumprimento ao decreto, devido à complexidade de fiscalização em um litoral extenso como São João da Barra, além da necessidade de fiscalização em bares e outros estabelecimentos”.
Já em SFI, a Prefeitura baixou um decreto às vésperas do feriado prolongado para impedir a venda de bebidas alcoólicas no fim de semana. O objetivo era impedir aglomeração, sobretudo após circular um vídeos nas redes sociais de uma briga entre mulheres na praia de Guaxindiba. Além da briga, o vídeo mostrava um grande número de pessoas no local e a grande parte delas desrespeitando a regra da utilização das máscaras de proteção. Pode ter dado resultado no comércio. Nas ruas, não. Outro vídeo (abaixo), gravado neste domingo, mostra a aglomeração na praia sanfranciscana.
Com população estimada em pouco mais de 36 mil habitantes, SJB registrou, desde o início da pandemia, 829 casos de Covid-19, entre eles 27 óbitos e 662 recuperados. No antigo sertão, a população estimada é um pouco maior. São Francisco tem cerca de 42 mil habitantes e registrou 533 infectados pelo novo coronavírus. Foram 22 óbitos e 504 recuperados.
O blog entrou em contato, também por e-mail, com a Prefeituras de SFI, mas não teve resposta até o momento. Caso a demanda seja respondida, o posicionamento será acrescentado neste post.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.