Ação conjunta fiscaliza o uso de agrotóxicos em SFI


Uma operação conjunta de agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (SEMADC) de São Francisco de Itabapoana (SFI) e da Defesa Sanitária Vegetal, órgão responsável pelo controle de agrotóxicos no Estado do Rio de Janeiro, aconteceu nesta quinta-feira (20).

 

O objetivo foi atender uma denúncia encaminhada à SEMADC sobre o uso excessivo de agrotóxicos em uma propriedade rural situada na localidade de Alegria dos Anjos, que estaria prejudicando propriedades vizinhas.

 

“Após a fiscalização, não houve constatação de nenhuma irregularidade no local. No ano passado, fizemos uma parceria com a Defesa Sanitária Vegetal em relação à importância do recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos. Foram dois pontos de coleta, sendo um situado na SEMADC e outro no Viveiro de Mudas Municipal.

 

 

Este trabalho de conscientização é muito importante”, informou a secretária municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Luciana Soffiati.
O diretor de Fiscalização da SEMADC, o engenheiro ambiental Nilson Coutinho, destacou que a operação incluiu outras propriedades rurais ao entorno do local da denúncia, sendo orientado aos proprietários sobre a importância da devolução das embalagens aos estabelecimentos de compra, após a aplicação do produto nas plantações.

“Sobretudo para não colocar em risco a saúde humana e nem contaminar os recursos hídricos da região”.

 

Segundo os agentes da Defesa Sanitária Vegetal, “a situação do município sobre o descarte adequado de embalagens melhorou bastante em relação aos anos anteriores”. Ainda ressaltaram que “é fundamental seguir atentamente as instruções do rótulo antes da aplicação dos produtos”.

Ascom SFI

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.