Hemocentro de Campos, RJ, tem queda no número de doações, e cirurgias eletivas são suspensas


O Hemocentro de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, registrou queda considerada “drástica” no número de doadores voluntários durante a pandemia. A baixa no estoque motivou a suspensão de cirurgias eletivas.

Segundo a unidade, atualmente o banco de sangue tem capacidade para atender somente os casos de emergência.

 

Desde abril, o Hemocentro está funcionando todos os dias, inclusive aos domingos, na tentativa de suprir a queda no estoque.

 

De acordo com a direção do Hemocentro, os cuidados com higiene foram redobrados na unidade. O doador interessado passa por uma triagem, que verifica se ele está apto para doar.

 

Ainda segundo o Hemocentro, a doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres, devido à reposição dos estoques de ferro.

 

O Ministério da Saúde recomenda que pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de covid-19 estão impedidas de doar sangue pelo prazo de 14 dias. Para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo é de 30 dias após a melhora dos sintomas.

 

O Hemocentro de Campos funciona das 7h às 18h, na rua Rocha Leão, nº 2, no bairro Caju. O telefone da unidade é (22) 98175-2599.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU