SFI alerta produtores para o prazo final da campanha contra a aftosa


São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria Municipal de Agricultura, está alertando os produtores rurais com relação ao prazo final da 1ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que termina no próximo dia 31 de maio. A Prefeitura de SFI fornece gratuitamente doses da vacina para os produtores com até 30 cabeças de gado.

A imunização é obrigatória para bovinos e bubalinos de todas as idades. Para ter direito à vacina gratuita é necessário ainda estar devidamente cadastrado na Defesa Agropecuária, além de realizar o agendamento por intermédio do telefone (22) 2789-1397. O município vai doar 3.500 doses contra a doença.

 

“Gostaríamos de reforçar junto aos criadores a necessidade da vacinação contra a aftosa para continuar melhorando o índice de imunização em nosso município. Para os pequenos proprietários, que possuem até 30 animais,

 

ainda estão disponíveis as doses gratuitas, que serão entregues até o final do mês seguindo todas as medidas de prevenção relacionadas ao novo coronavírus”, ressaltou o secretário municipal de Agricultura, Daniel Abílio, acrescentando:

 

“Se não melhorarmos o desempenho, poderemos não obter o reconhecimento como livre de febre aftosa sem vacinação, resultando em prejuízo para todos os produtores rurais e para a economia do Estado do Rio de Janeiro e municípios fluminenses”.

 

Prejuízos e penalidades – A aftosa, além de causar prejuízos devido ao sacrifício do animal diagnosticado com a doença, ainda expõe o criador a penalidades, caso não vacine o animal, já que poderá ser multado e ter a propriedade rural interditada, sendo impedido de movimentar o rebanho.

Ascom SFI

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU