1ª etapa da vacinação contra a aftosa teve início na segunda-feira (4)


São Francisco de Itabapoana (SFI), por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura, iniciou na segunda-feira (4), a 1ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Até o próximo dia 31 de maio, é obrigatória a imunização de bovinos e bubalinos de todas as idades. A prefeitura vai doar 3.500 doses para os pequenos produtores rurais com até 30 cabeças de gado, sendo necessário estar devidamente cadastrado na Defesa Agropecuária.

“Em razão da pandemia do novo coronavírus, por recomendação da prefeita, seguiremos as recomendações de medidas de prevenção adotadas pelo Ministério da Saúde. Iremos às propriedades levar as vacinas, evitando aglomeração na secretaria. Nossos profissionais terão todos os cuidados para que a entrega ocorra satisfatoriamente e sem colocar em risco a saúde dos produtores rurais e servidores”, explicou o secretário municipal de Agricultura, Daniel Abílio, acrescentando:

“A vacina tem que ser conservada adequadamente em temperatura de 2 a 8 graus Celsius, devendo ser transportada em isopor com gelo. É necessário que o produtor entre em contato através do telefone (22) 2789-1397, que estará disponível para agendar o dia da entrega na localidade dele”.

 

Abílio ressalta que o Estado do Rio de Janeiro está praticamente a um passo de ser reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação, mas, para isso, é necessário que prossiga com as ações programadas pelo Ministério da Agricultura

 

“Dessa forma, é importante cada pecuarista vacinar o seu rebanho para alcançarmos este status de livre de febre aftosa, além do que, esta doença causa uma série de prejuízos econômicos ao produtor devido à perda dos animais, que deverão ser sacrificados caso adquiram a aftosa. Caso o proprietário não vacine o animal, estará sujeito a multa e interdição da propriedade, ou seja, não poderá movimentar o rebanho”, alertou o secretário.

Para comprovar a vacinação do seu rebanho, o pecuarista deverá digitalizar ou tirar uma foto do Formulário de Declaração preenchido e da Nota Fiscal e depois enviar pelo WhatsApp por intermédio do número (021) 98605-1198.

Já os pecuaristas que comprarem a vacina, poderão fazer o lançamento da sua própria declaração de vacinação utilizando o Sistema de Integração Agropecuária – SIAPEC3.

Ascom SFI

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU