Coronavírus: prefeitura fiscaliza comércio e anuncia novas ações


Ao longo dessa terça-feira (24), o Departamento de Postura da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) percorreu o município para fiscalizar o primeiro dia de fechamento do comércio, uma das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) adotadas pela municipalidade. A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi).

A prefeita destacou a adesão quase total dos lojistas às disposições do decreto 199, que dispõe sobre a suspensão temporária das atividades comerciais não essenciais pelo prazo de sete dias, além da implantação de medidas de higiene de combate à proliferação do vírus pelos estabelecimentos de gêneros alimentícios, que permanecem abertos em horário reduzido.

“Muito obrigada a todos os comerciantes do município que aderiram à campanha de prevenção ao coronavírus. Tivemos 99,9% de aceitação ao nosso decreto”, disse a prefeita, reforçando o apelo da conscientização também dos moradores para evitar aglomerações.

Mais ações – Depois de reunião do Gabinete de Crise na noite de terça-feira (24), o Executivo Municipal anunciou trabalho de fiscalização para evitar preços abusivos praticados pelos estabelecimentos comerciais. Nesta quinta-feira (26), agentes do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) vão percorrer as áreas comerciais.

“Vamos realizar inicialmente um trabalho de conscientização junto aos nossos comerciantes, explicando o momento difícil que estamos vivendo. Precisamos da compreensão e da ajuda de todos nesta hora de união e solidariedade”, solicitou a prefeita.

O órgão anunciou no último dia 19 um número de WhatsApp (22 9-9981-9195) para eventuais denúncias de práticas abusivas na venda de produtos utilizados na prevenção ao coronavírus.

Outra ação, que também será realizada a partir desta quinta, será a higienização das calçadas e portas de prédios do comércio de todo o município, começando pela área central de SFI.

“Solicito aos empresários que fiquem atentos para que abaixem as portas dos estabelecimentos autorizados a funcionar quando o caminhão-pipa estiver próximo”, disse a prefeita, acrescentando:

“Além deste trabalho que será realizado pela prefeitura na área externa, é importante também a higienização no interior do comércio por parte dos lojistas, se possível instalando uma pia na entrada e disponibilizando sabão para os clientes lavarem as mãos.

Ascom SFI

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU