Ações da prefeitura para ajudar a escoar as águas da chuva


A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através de uma ação da Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, juntamente com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, realiza intervenção em Divineia e Santa Clara. O objetivo é escoar a água da chuva acumulada, que está causando transtornos aos moradores.

“Emergencialmente, em Divineia, estamos abrindo uma vala, que será manilhada, na Rua Boa Esperança, a fim de drenar a água da chuva para um terreno ao lado da via pública, com autorização do responsável pelo imóvel”, informou a secretária municipal de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, Edivania Viana.

O subsecretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Alex Favorett, revelou que um estudo será realizado pela equipe de engenheiros da pasta para a execução de uma obra estrutural.

“Vamos fazer um estudo topográfico da área, a fim de elaborarmos um projeto para resolver o problema. O trabalho consistirá em instalação de manilhas para drenagem com bocas de lobo captando a água em vários pontos, que será destinada para um lugar ainda a ser definido”, explicou Favorett.

Santa Clara – Já em Santa Clara, entre a curva do Mineirão e a Usina de Energia Eólica, uma vala está sendo aberta para o escoamento das águas pluviais estagnadas na localidade, passando por dentro de um loteamento, com a autorização do proprietário do empreendimento.

O município aguarda autorização do Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) para que o prolongamento da vala passe, através de manilhas, embaixo da rodovia estadual RJ-196, a fim de direcionar a água para o mar. Até que haja o posicionamento do órgão, uma bomba elétrica de alta sucção com duas saídas será instalada para realizar o serviço de drenagem.

Visitas – Na quarta-feira (4), a prefeita visitou os moradores de Barra Velha, em Gargaú, Divineia e da Caixa D’Água, em Santa Clara, que ainda passam por dificuldades provocadas pelas chuvas.

“Além de ver de perto as necessidades deles, levei calor humano e informações a respeito das ações que estamos tomando para amenizar a situação. Nossas equipes trabalham incansavelmente para atender as famílias atingidas, utilizando inclusive maquinários para ajudar a baixar o volume da água acumulada. Irei visitar outros locais que também passam pelo mesmo problema para prestar a ajuda necessária”, ressaltou a prefeita.

Ascom SFI

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU