Pescadores de Barra recebem carteira de habilitação para conduzir embarcação


O secretário municipal de Pesca, João da Ótica, representando a prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), participou da solenidade de encerramento do Curso de Formação de Aquaviários Pescador Nível 1, que capacitou 30 pescadores de Barra do Itabapoana. A cerimônia de entrega de certificado e carteira de habilitação para conduzir embarcação aconteceu nesta quarta-feira (11), no Porto do Açu, em São João da Barra (SJB).

“Através da Secretaria de Pesca, a Prefeitura de SFI disponibilizou transporte para os pescadores de Barra do Itabapoana realizarem o exame ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) em Campos dos Goytacazes. Agradecemos o convite da presidente da Colônia de Pescadores Z-1/SFI, Diviane Chagas, e colocamos a secretaria à disposição dos pescadores do município”, ressaltou João.

Diviane, que também esteve presente ao evento, informou que o curso aconteceu em Barra, no mês de novembro, no período de 11 a 25, sendo ministrado por agentes da Marinha do Brasil.

“Estes 30 pescadores agora estão habilitados a conduzir embarcações. Ainda temos outros profissionais de Barra numa lista de espera aguardando uma nova oportunidade de capacitação, já que há um limite de inscrição de 30 alunos. Estamos buscando agora conseguir o curso para os pescadores de Guaxindiba e Gargaú”, revelou a presidente da Colônia de Pescadores Z-1.

A capacitação em Barra ocorreu por intermédio de parceria da Gás Natural Açu (GNA), joint venture formada entre a Prumo Logística, BP e Siemens, e a Colônia de Pescadores Z-1, com o apoio da Secretaria de Pesca de SFI.

A cerimônia de encerramento do curso teve a presença também do comandante da Agência da Capitania dos Portos de SJB, capitão-tenente Francisco Filho, diretores da GNA e representantes das Colônias de Pescadores das quais fazem parte os 90 formandos: além da Z-1/SFI, Z-2 de Atafona, em SJB, e Z-19 de Farol de São Tomé, em Campos dos Goytacazes.

Ascom SFI

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU