Prefeita participa de reunião sobre ações para o Verão 2020


Acompanhada de secretários e assessores, a prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI) participou na manhã desta terça-feira (26) de uma reunião que abordou diversos assuntos referentes ao planejamento de ações para o Verão 2020. O evento aconteceu em Santa Clara e foi promovido pelo Conselho Comunitário Estadual de Segurança Pública.

Entre as medidas apresentadas, estão a utilização de câmeras no monitoramento das principais praias — Barra do Itabapoana, Manguinhos, Guaxindiba, Santa Clara e Gargaú, a publicação de decreto que estabelece regras mais rígidas para a realização de eventos festivos ou esportivos, abertos ou não, e a atuação de guarda-vida no litoral a partir de 23 de dezembro.

A prefeita informou juntamente que, a partir da Usina de Asfalto, cujo funcionamento depende de licenciamento do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e do convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ), as estradas que ligam as praias também serão beneficiadas com recapeamento e operações tapa-buracos.

Ela relatou ainda sobre o início do cadastramento de ambulantes (detalhes no final da matéria) pelo Departamento de Postura. Também foi destacada a importância da cooperação entre executivo municipal e polícias Civil (PC) e Militar (PM). Uma novidade para o Verão 2020 é que a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Empresa Municipal de Trânsito de SFI (Emtransfi) vão fiscalizar a atuação de ambulantes no litoral.

Estavam presentes representantes da PM, da PC, do Corpo de Bombeiros, do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). A população presente participou em diversos momentos tirando dúvidas e dando sugestões.

Cadastramento — Para se cadastrar, o ambulante deve se dirigir ao Departamento de Postura, na sede da prefeitura, a partir do dia 9 de dezembro, de segunda a sexta-feira, entre 9h e 16h. É necessário apresentar a cópia dos seguintes documentos: Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), comprovante de residência, duas fotos 3 x 4 e foto do objeto de trabalho.

Óleo — Durante a reunião, a prefeita anunciou que os cerca de 20 gramas de óleo encontrados na praia de Santa Clara no último final de semana são compatíveis com o óleo encontrado no litoral do Espírito Santo e do Nordeste brasileiro, conforme análise do Instituto de Estudo do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM).

“Estamos preparados para agir em caso de novos surgimentos de material. Alertamos para que, se alguém encontrar óleo pelo litoral, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) deve ser acionada imediatamente através do Canal Verde (9.8161-6713)”, pontuou.

Ascom SFI

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU