Agentes da Sema recebem capacitação do Inea para atuação caso surja óleo nas praias


Agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI) participaram da capacitação ministrada pela Gerência de Operações em Emergências Ambientais (Geopem) do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), para atuarem nas praias da cidade, em caso de surgimento da mancha de óleo. O treinamento aconteceu nesta semana nas instalações do Porto Açu, em São João da Barra.

No total, representantes de 12 municípios participaram. A capacitação foi dividida em partes teórica e prática. Os agentes aprenderam técnicas de avaliação do cenário emergencial, coordenação de ações para limpeza das praias e destinação ambiental adequada do resíduo recolhido. As atividades práticas aconteceram na Praia do Açu.

No treinamento também houve abordagem sobre diferentes tipos de cenários, de acordo com as características de cada praia, além das técnicas que devem ser empregadas para a retirada dos diferentes tipos de resíduos oleosos.

A agente da Defesa Civil Regilane Oliveira comentou sobre os procedimentos que devem ser adotados, caso a mancha de óleo chegue ao litoral são franciscano. “Ao identificarmos o resíduo, iremos imediatamente acionar a Geopem e os outros órgãos responsáveis. Logo em seguida, entraremos em contato com os voluntários disponíveis para que possamos prepará-los para as atividades de ação/resposta”, detalhou.

Para o engenheiro ambiental da Sema Léo Coutinho a capacitação foi importante, pois ofereceu subsídios necessários para ser realizado o plano de ação. “O aprendizado foi de grande relevância. A partir de agora sabemos lidar com o problema. Além disso, a Sema também está acompanhando as informações relativas à mancha de óleo e, caso ela chegue ao litoral da cidade, tomaremos as medidas necessárias”, explicou.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU