Café Literário em SFI: luz, poesia, cultura e legado


A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através do diretor do Departamento de Cultura da SMEC, Paulo Roberto Cunha, esteve presente no Café Literário promovido pelo Colégio Estadual São Francisco de Paula. Durante o evento, ocorrido na própria unidade de ensino, na última quinta-feira (31), houve palestra, apresentações cênicas, declamação de poemas e encerramento com exibição de um coral.

“Agradeço ao convite da direção e dos professores do colégio. Assistimos atentos, ao ar livre, a uma palestra sobre ‘cotas raciais’ ministrada pela aluna Carol de Ciências Sociais da Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense), bem como, as apresentações cênicas em homenagem ao escritor Monteiro Lobato e sua obra ‘Sítio do Pica-pau Amarelo’. Vimos a evolução de Narizinho e sua boneca inseparável ‘Emília’, interpretada pela aluna Laiza, em cima da música Narizinho na voz de Ivete Sangalo”, revelou Cunha.

Logo após, no auditório da unidade, os presentes puderam apreciar as declamações de poemas produzidos pelos próprios alunos, que foram “provocados” pelo professor César, a partir de um único ponto solitário pintado numa folha de papel em branco. Os estudantes também atuaram numa espécie de “grito desesperado” contra a banalização da violência nos dias atuais.

Já quase ao final do evento, teve simulação de uma sala de aula tratando do tema “Pirâmide Social”, além de um “Tribunal do Júri”, com direito a sentença pela condenação do réu. No encerramento, emoção com a apresentação de um coral, que exibiu durante a música seus desenhos produzidos a partir da junção das turmas 1001 e 1002 inspirados na obra de Toquinho e Vinícius (Aquarela): “Numa folha qualquer”.

“Parabéns a todos os participantes, em especial à direção, coordenação, corpo docente e discente e a toda equipe de apoio do Colégio Estadual São Francisco de Paula, que não poupam esforços para fomentar a Cultura e deixar seu legado no município”, destacou o diretor do Departamento de Cultura da SMEC.

Ascom SFI

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU