Sete deputados da Alerj usam placa especial em carro antes de projeto ser votado


Sete deputados da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) utilizam placas de bronze em seus carros mesmo sem a votação do projeto de lei que concede o benefício aos parlamentares. Conforme mostrou o RJ1, um dos deputados que tem a placa diferenciada é Val Ceasa (Patriotas).

O projeto que autoriza o uso das placas de bronze pelos parlamentares entrou na pauta duas vezes, mas não chegou a ser discutido. Antes de ser analisado pela Alerj, o autor da resolução, Dionísio Lins (Progressistas) retirou o projeto da pauta na quinta-feira (17).

A Alerj não disponibiliza mais carros para os deputados. Porém, eles podem alugar veículos com as verbas de gabinete. A ideia de parte dos parlamentares é colocar as placas especiais nesses carros, que são alugados.

O Código Brasileiro de Trânsito prevê que apenas os presidentes das Assembleias Legislativas tenham direito a carros com placas especiais. No entanto, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito, de 1998, estende o benefício aos deputados se houver um pedido das instituições.

O deputado Val Ceasa não quis gravar entrevista sobre o assunto, mas afirmou que colocou a placa depois de receber uma informação de que ela já estava pronta e disponível na Mesa Diretora da Alerj.

A assembleia disse que a placa especial é concedida a líderes de partido e presidentes de comissões que fizerem o pedido com justificativa. Essa solicitação é analisada pelo setor de segurança da Alerj.

Fonte:G1

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU