Sema contabiliza mais de 40 ocorrências com abelhas no último trimestre


Mais de 40 casos de ocorrências com abelhas foram registrados nesse último trimestre de 2019 pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana (SFI). Foram encontradas colmeias em diversos pontos do município, sendo retiradas de residências, árvores, postes de iluminação pública, postos de gasolina, entre outros.

Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente, houve casos em que um cidadão colocou fogo para espantar abelhas no quintal e, sem perceber, as chamas se espalharam e o fato tomou proporções maiores. A secretária da pasta, Luciana Soffiati, orientou que as pessoas não tomem nenhuma iniciativa sem antes buscar informações na Sema.

“A prefeita nos deu condições para trabalhar, por isso a Secretaria de Meio Ambiente possui um apicultor para atuar nesses casos. Depois de constatado o fato durante a visita ao local, esse profissional irá também recolher as abelhas para que a colmeia seja desfeita”, esclareceu Luciana.

A informação foi divulgada nessa quinta-feira (3), que, inclusive, é o Dia Nacional das Abelhas. Na oportunidade, a secretária ainda lembrou que a abelha é parte importante para o equilíbrio do ecossistema, pois “além de ser o único animal do planeta capaz de produzir o mel, é um inseto polinizador de muitas plantações de frutas, legumes e grãos”, completou.

Em caso de ocorrência com abelhas, o munícipe deve entrar em contato com o Canal Verde pelo número (22) 9.8116-6713 ou presencialmente na Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, localizada nas dependências da Rodoviária Municipal, em frente à Praça dos Três Poderes, no Centro da cidade.

Dia Nacional das Abelhas – A abelha pertence à ordem Hymenoptera da superfamília Apoidea, subgrupo Anthophila. Elas afetam a nossa vida diariamente sem que apercebamos, pois através delas aproximadamente dois terços dos alimentos que ingerimos são produzidos com a ajuda de sua polinização. A data faz parte do calendário oficial de datas comemorativas do Ministério do Meio Ambiente e tem o objetivo de lembrar da importância que este pequeno inseto possui para o bem-estar dos seres humanos.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU