Ação Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio em Bom Lugar


Para marcar o Setembro Amarelo, o Programa Saúde da Família (PSF), em Bom Lugar, São Francisco de Itabapoana (SFI), realizou uma ação sobre prevenção ao suicídio aberta à população. O evento aconteceu no PSF da localidade, na manhã desta quarta-feira (25).

“Tivemos a participação da médica aqui do PSF Michele Almeida e da psicóloga do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Luísa Duarte, que interagiram com os presentes e tiraram várias dúvidas sobre o assunto. Abordamos tratamento, autoajuda e aonde buscar atendimento. No final oferecemos um café da manhã para os presentes”, explicou a coordenadora estrategista do PSF/Bom Lugar, a enfermeira Ellen dos Anjos, que também participou como palestrante.

Durante o evento, houve uma abordagem explicando a diferença entre depressão e tristeza, já que muita gente acaba se confundindo e não sabe distinguir uma da outra.

“Também falamos a respeito da depressão transparente, quando a pessoa demonstra que está depressiva, acaba se isolando das demais e fica sem conversar com ninguém, e ainda sobre quem tem o problema, mas não deixa transparecer, levando uma vida aparentemente normal. Estas acabam se tornando as piores situações para identificar quem sofre de depressão”, revelou Elen, acrescentando:

“Não é algo importante apenas na comunidade, mas em todo o território. O índice de morte por suicídio só vem aumentando e muitos tendem a se calar, já que não têm muito entendimento sobre assunto. Muitos tiraram dúvidas, buscaram informações e procuraram encaminhamento. A depressão requer cuidados e estamos à disposição para ajudarmos a quem precisar”, destacou.

O PSF/Bom Lugar presta atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17.

Ascom SFI

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

MENU