Prefeitura e Emater-RJ iniciam manutenção de estradas vicinais


O trabalho de manutenção e recuperação de aproximadamente 100 km de estradas vicinais de São Francisco de Itabapoana (SFI) começou nesta terça-feira (24). A ação, que foi anunciada no último dia 13, é resultado de uma parceria entre a prefeitura e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-RJ), por intermédio do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (CIDENNF).

O primeiro trecho a ser contemplado é a via que liga Morro Alegre a Pingo D’Água. “Os cinco veículos da Emater-Rio permanecerão no município até a finalização dos trabalhos, que não têm prazo para terminar. Nesta parceria, cabe à prefeitura o custeio do combustível e dos operadores de caminhões e máquinas. Além disso, a manutenção do maquinário é pago através de rateio entre os participantes do consórcio”, explicou o secretário-executivo do CIDENNF, Vinicius Viana. Ele destacou que SFI foi escolhido para iniciar este serviço haja vista a potencialidade do setor agrícola.

De acordo com estimativa da Emater-Rio, quase quatro mil produtores e cerca de 5.200 habitantes devem ser beneficiados.

A prefeita de SFI destacou que as estradas atendidas são utilizadas para o escoamento da produção. “Desta forma, vamos proporcionar ao produtor melhores condições de transportar o seu produto sem dificuldades e prejuízos”, disse. Ela lembrou que o cronograma de trabalho é influenciado pelas condições climáticas.

Após passar por SFI, os veículos vão atender os outros componentes do CIDENNF — Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, São Fidélis, Quissamã, Conceição de Macabu e Italva, que terá a entrada aprovada na próxima reunião ordinária, a ser realizada no dia 30. A partir de então, o rodízio começa novamente pelo município são franciscano.

Ascom SFI

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.