Museu de Campos, RJ, vai receber exposição sobre o Rio Paraíba do Sul


O Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, vai receber na terça-feira (10), a partir das 18h30, a exposição temporária “Cidades e Rios na História do Brasil: Rio Paraíba do Sul”.

A exposição faz parte do VI Seminário Itinerante Franco-Brasileiro, realizado desde 2004 com a participação de pesquisadores da Université de La Rochelle e Universidade Estadual de Goiás. Em Campos, o seminário é organizado pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).

Após a abertura da exposição acontecerá a mesa redonda “Cidades e Rios: Questões Ambientais de Ontem e de Hoje”, no auditório do museu, às 19h.

A exposição traz como temas os rios urbanos, ocupação, usos e desafios ambientais, visando sempre o estudo dos rios nas cidades regionais e nacionais.

O Rio Paraíba do Sul foi escolhido como objeto de análise devido a sua grande extensão e pelo seu papel fundamental na formação das cidades e da rede urbana do Norte Fluminense.

Segundo a gerente do museu, Graziela Escocard, a nova exposição é uma forma de levar temas ligados ao ativismo para o museu, assim, conscientizando o público.

“Poder falar sobre os rios e dar ênfase ao nosso rio Paraíba do Sul é um método de conscientizar a população da necessidade de se preocupar com o meio ambiente, almejando assim, uma melhor qualidade de vida para a sociedade”, afirmou Escocard.

O Museu Histórico de Campos funciona no Solar Visconde de Araruama e está localizado na Praça do Santíssimo Salvador, 40, no Centro.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.