Inauguração da UBS Francisco Ribeiro da Silva Filho (centro) SFI em 05-09-2019


A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) inaugurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisco Ribeiro da Silva Filho, que leva o nome do pai da prefeita, ao lado do Terminal Rodoviário Manoel Carlos da Silva, no Centro. A solenidade ocorreu na noite de quinta-feira (5), sendo prestigiada por autoridades e um bom público.

Em seu discurso, a prefeita se emocionou várias vezes ao se lembrar do pai, que faleceu em julho de 2017, agradecendo ao vereador Jarédio Azevedo, autor da proposição para que a UBS levasse o nome do homenageado.

“Agradeço ainda a Deus por podermos proporcionar uma Saúde de qualidade aos moradores do nosso município. Sabemos que ainda precisamos fazer muito mais, no entanto, quem vive aqui e precisa de atendimento nos postos e no Hospital Municipal Manoel Carola sabe que a realidade hoje é totalmente diferente e mudou para melhor. Temos orgulho em falar que a Saúde avançou muito”, destacou a prefeita.

O secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, explicou os tipos de atendimentos prestados na nova UBS do Centro. “Do lado esquerdo de quem entra na unidade funciona a Urgência 24 horas com médico clínico e enfermeiro para a triagem tendo uma Sala de Estabilização totalmente equipada, Leito de Observação e Sala de Hidratação; já do outro lado, Sala de Tratamento de Lesões Cutâneas com angiologista e endocrinologista para tratamento destes pacientes com dignidade, além das atividades da UBS, com equipe de pediatra, clínico ambulatorial e ginecologista, todos com consulta previamente marcada”, explicou Campista, ao lado da subsecretária da pasta, Thayna Rissa.

Durante a cerimônia foram exibidos dois vídeos: um das realizações na área da Saúde na atual gestão e outro mostrando como era o antigo Posto Médico do Centro (desativado após a entrega da nova unidade) e revelando ainda parte das instalações da UBS antes de ser inaugurada, ambos com mensagens de agradecimento de funcionários do setor e pacientes.

A solenidade contou ainda com a presença do vice-prefeito, Claudio Henriques, secretários municipais e outros integrantes do Governo; além de Jarédio, os vereadores Maxsuel Cocoia (presidente da Câmara Municipal); José Pinto Filho, o Pintinho; Marquinhos de Santo Amaro, Raliston Souza, Alexandre Barrão, Luciano Coutinho, Leandro Babão, Bebeto Ramos e João Eleno; o professor Luciano D’Angelo, que representou o irmão e deputado federal Chico D’Angelo, familiares do homenageado Francisco Ribeiro da Silva Filho e moradores de SFI.

Nova UBS do Centro – Os investimentos para a construção da unidade, classificada como de porte II, chegaram a quase R$ 1 milhão, sendo que aproximadamente R$ 500 mil são de recursos próprios do município. O outro montante é resultado de uma parceria com o Governo Federal.

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento, a UBS abrange uma área de aproximadamente 400m², dispostos em sete consultórios, banheiros acessíveis e cômodos designados para a administração, como copa e depósitos de resíduos hospitalares e recicláveis. Há ainda salas de atividades, vacina, curativo, observação e procedimentos. Na área externa, existe um espaço coberto de 30m².

Ascom SFI

 

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.