Smec promove 1º Encontro Cultural Biblioteca Viva


Com a proposta de promover a cultura e um ambiente humanizado, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) de São Francisco de Itabapoana (SFI) promoveu nessa segunda-feira (2) o primeiro Encontro Cultural Biblioteca Viva. Estudantes do Colégio Estadual São Francisco de Paula (CESFP) participaram.

Os alunos interagiram em diversas atividades, como café literário e encenação de poemas. Varal de poesia, Painel Cultural e Chão de Letras foram os ambientes preparados para os participantes.

Para o diretor do Departamento de Cultura da Smec, Paulo Roberto Cunha, projetos como esse são “fonte de conhecimento” e promovem o “desenvolvimento pessoal”. “É preciso acolher com sentimento e respeito nossos alunos e leitores. Desta forma, o bem se faz por si só, e a mágica faísca no brilho dos olhos de cada um”, afirmou.

A professora do CESFP, Adriana Erthal, acompanhou o encontro e avaliou “o quão importante é oferecermos aos nossos alunos espaços multiculturais, fora do ambiente escolar“. Segundo ela, “foi gratificante observar o contato íntimo estabelecido com a poesia, a arte de encenar, a música e, por fim, a beleza da confraternização de dois setores”.

O professor de artes da rede municipal de ensino, Rolando Isaac Jerez, também participou da condução do evento. Ele foi o autor do painel intitulado “Muai do Conhecimento”, que recepcionou os alunos.

Biblioteca Municipal — O local funciona de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h, em um prédio ao lado da sede da Smec, na área central de SFI.

De acordo com Paulo Roberto, após o início das ações na biblioteca implantadas pela atual gestão, o número de cadastrados saltou de cerca de 300 para quase 800. Ele informou que uma “Mesa de Leitura” está prevista para acontecer em breve.

“Valorizamos a empatia para que, por meio do nosso acolhimento e atendimento, os leitores possam voltar e aumentem o interesse. E é isso que está acontecendo”, observou.

Ascom

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.