11ª Conferência Municipal de Assistência Social reúne sociedade civil


Ao longo desta quarta-feira (28), profissionais, estudantes e demais representantes da sociedade civil debateram acerca da “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social”, tema da 11ª Conferência Municipal de Assistência Social de São Francisco de Itabapoana (SFI). O evento foi promovido no Salão Ana Festas pela prefeitura, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH).

Durante a solenidade de abertura, o vice-prefeito Claudio Henriques salientou a relevância em discutir assuntos importantes para a cidadania, mediante a troca de conhecimento e experiências. Ele, que representava a prefeita, destacou que a SMTDH tem entre suas principais preocupações favorecer a criação de bons cidadãos.

Neste mesmo sentido, o subsecretário municipal do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Isaac Salvador, falou sobre promover uma conferência de excelência e agradeceu aos funcionários envolvidos na organização.

Já o vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Mário Antônio, destacou que “assistência é um direito do cidadão e dever do Estado”.

Além de servidores de toda a rede assistencial do município, também foi registrada a presença de estudantes. Os hinos municipal e nacional foram apresentados pelos professores de música do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Palestra e Eixos — Dentro da programação da conferência, os participantes acompanharam uma palestra com a assessora chefe da Vigilância Socioassistencial da Prefeitura de Campos dos Goytacazes, Fernanda Cordeiro, que contou sua experiência de trabalho no município vizinho. Ela também abordou os Mapas Estratégicos para Políticas de Cidadania (MOPS) e a Constituição Federal, que “assegura direitos e espaços para discutir políticas públicas”.

Nos eixos temáticos, por sua vez, o público foi dividido em três grupos: “Os desafios para consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) frente aos impactos da crise financeira da União, do Estado e dos Municípios, à Emenda Constitucional nº: 95, à proposta de Reforma Previdenciária e a Reforma Trabalhista”; “A Rede de Proteção Social do SUAS e a Relação com os órgãos de garantia de direitos”; e Democracia participativa, controle social e protagonismo do usuário do SUAS.

A partir dos temas, foram formuladas propostas para possível execução em níveis municipal, estadual e federal.Posteriormente, os trabalhos foram apresentados e votados para serem encaminhados para a conferência do Estado, onde será realizada uma nova análise. O evento terminou com a eleição dos delegados que irão representar SFI no evento estadual e com Coffee Break.

Ascom SFI

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.