Incêndio destrói parte da Estação Ecológica de Guaxindiba


Depois de 24 horas incessantes de fogo na vegetação da Estação Ecológica de Guaxindiba, a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana não conseguiu precisar o tamanho da área destruída pelo fogo. Por volta das 14h desta sexta-feira, o fogo já havia acabado com uma área verde equivalente a cinco campos de futebol. As chamas, que começaram por volta de 20h dessa quinta-feira, foram cessadas na noite desta sexta.
Segundo informações da secretária de Meio Ambiente e Defesa Civil, Luciana Landim Soffiati, a secretaria Municipal foi acionada na manhã desta sexta, pela diretora da Estação Ecológica, Vânia Coelho. Imediatamente, foram enviados agentes para o combate ao incêndio. Aproximadamente 30 homens, entre funcionários da secretaria, funcionários da Estação Ecológica e voluntários trabalharam para apagar as chamas. O Corpo de bombeiros de Campos também foi acionado e atuou no local.


— A origem do incêndio foi fogo num canavial, um senhor colocou fogo na plantação de cana, numa área muito próxima a reserva. Isso não pode acontecer, porque o entorno da reserva é uma área de amortecimento, onde pode ser feita plantação, mas não esse tipo de plantação — disse Luciana.
A secretária informou que chegou a solicitar um helicóptero do Corpo de Bombeiros, entretanto, não houve necessidade, já que o fogo foi apagado e uma chuva também atingiu o município.
Fonte: Folha1

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.