Estudantes de SFI ganham Menção Honrosa por destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática


Três alunos da rede municipal de ensino de São Francisco de Itabapoana (SFI) receberam certificado de Menção Honrosa por se destacarem na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP/2018). A solenidade aconteceu na última sexta-feira (16), no Instituto Federal Fluminense (IFF), no Parque Dom Bosco, em Campos. No ano passado, mais de 18 milhões de alunos participaram da OBMEP.

Os alunos agraciados foram os seguintes: Joaci Alves Souza Júnior, da Escola Municipal (E.M.) Herval Luiz dos Santos Batista (Escola Modelo), no Centro da cidade; Yan Dias Ferreira, da E.M. Manoelina de Souza Rodrigues, em Travessão de Barra; e Carlos Eduardo Patrício Coutinho, da E.M. Dirceu Dias da Silva, em Guaxindiba.

“Os estudantes que realmente gostam de Matemática se empenharam muito para realizar essa avaliação da OBMEP. São merecedores de toda honra, porque foram classificados entre milhões de alunos em todo Brasil, sendo selecionados para a segunda fase. Eles sabem que agora em 2019 poderão melhorar ainda mais, até mesmo pela experiência que tiveram em 2018. Nossos parabéns aos que se destacaram recebendo, assim, o certificado de Menção Honrosa”, ressaltou a coordenadora de Matemática em SFI, Renata Viana Manhães.

OBMEP – Criada em 2005 com o objetivo principal de estimular e promover o estudo da Matemática, além de identificar talentos na área, a OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas do país, tendo como público-alvo estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio.

A OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, sendo realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática.

Outra premiação – Em junho deste ano, a prefeita de SFI e a secretária municipal de Educação e Cultura, Yara Cinthia, visitaram as respectivas escolas onde estudam Joaci, Yan e Carlos Eduardo. Eles foram contemplados com um tablet cada um deles como reconhecimento pelo bom desempenho na OBMEP.

“Estou muito feliz por estar oferecendo este incentivo aos alunos. Que eles sirvam de exemplos para todos. Muito orgulho em estar vendo resultados positivos na Educação são franciscana”, revelou à época a prefeita.

Nova olimpíada – Yara informou que SFI está participando neste ano da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP). “É um marco para o município, que pela primeira vez participa da OLP. Desejamos sorte aos nossos alunos e que possam também se destacar nesta olimpíada”, desejou.

A OLP é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, e integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Ascom SFI

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.