Ação conjunta presta ajuda a animal vítima de maus-tratos


A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através das secretarias de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) e Agricultura, prestou ajuda a uma cadela vítima de maus-tratos. A ação conjunta teve ainda a participação do Santuário Salvando Vidas, da localidade de Imburi.

O atendimento ocorreu na última quinta-feira (8), em Santa Clara, após o animal, que estava abandonado em via pública com vários ferimentos, ser resgatado por Dona Enilce, moradora da localidade.

“O veterinário Reinaldo Moreira, da Secretaria de Agricultura, examinou e cuidou da cadela, aparentemente vítima de atropelamento. Levamos representantes do Santuário Salvando Vidas, caso a pessoa não pudesse ficar com o animal, mas Dona Enilce, após agradecer o auxílio das equipes, se prontificou a cuidar dele”, revelou a analista ambiental da Sema Juliana Souza.

De acordo com o artigo 32 da Lei 9.605/98, praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena é de detenção, de três meses a um ano, e multa. Caso ocorra a morte do animal, a punição pode ser aumentada de um sexto a um terço.

“Por isso, solicitamos o apoio da população para que denuncie, através do telefone do Canal Verde, o 9.8161-6713, qualquer situação de maus-tratos a animais no município”, reforçou a analista ambiental.

Ascom SFI

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.