A inauguração da reforma e ampliação da Escola Municipal Dirceu Dias da Silva em Guaxindiba, aconteceu nesta sexta-feira (2)


A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI) inaugurou a obra de reforma e ampliação da Escola Municipal (E.M.) Dirceu Dias da Silva, em Guaxindiba. Os investimentos são superiores a R$ 445 mil. O evento aconteceu na noite de sexta-feira (2), sendo prestigiado por secretários municipais e outros integrantes do Governo, vereadores e moradores da localidade.

“O município está entregando uma obra de qualidade, digna de cada professor, funcionário e aluno da escola. Nesta data, recebemos a visita do secretário estadual de Cultura e Economia Criativa, Ruan Lira, que esteve aqui e saiu encantado, não apenas com a E.M. Dirceu Dias da Silva, mas também com SFI. Estou muito feliz com esta inauguração”, destacou a prefeita.

Na abertura da solenidade, a Banda de Fanfarra da E.M. Décio Machado, da localidade de Barra do Itabapoana, executou os hinos do Brasil e do município. Logo após, houve a apresentação do coral da “Dirceu Dias da Silva”, sob a regência do professor de Música Gleidson Junqueira. Durante a cerimônia, os presentes puderam assistir a um vídeo com imagens de como estava a unidade de ensino antes e como ficou depois das obras.

A ‘Dirceu Dias da Silva’, que tem aproximadamente 400 estudantes, além da reforma estrutural, teve ampliados o refeitório, a secretaria e os banheiros, ganhando ainda mais uma sala de aula, uma sala para os professores, Laboratório de Informática e Sala de Recursos destinada a alunos com necessidades especiais e mobília nova. Em 2016, durante uma forte chuva, a unidade precisou ser interditada devido à queda de parte do forro de madeira de duas salas e ao forro de PVC, que semanas depois também caiu. Ninguém se feriu.

Gratidão e mais investimentos na Educação

A secretária municipal de Educação e Cultura, Yara Cinthia, durante o discurso, mostrou gratidão pelos investimentos realizados na área. “A atual gestão possui um olhar especial em relação à Educação. Temos a correção de fluxo, inclusive aqui na ‘Dirceu Dias da Silva’, que permite aos alunos que cresceram e não conseguiram passar de ano, avançar de série aprendendo o conteúdo; a dependência presencial, que é realizada na escola com acompanhamento do professor e não apenas em casa; além da equipe multidisciplinar, que direciona à Sala de Recursos os alunos que têm dificuldades de aprendizado ou alguma necessidade especial”, enumerou Yara, acrescentando:

“E temos uma grande novidade que vai ser lançada no nosso município: o Pré-IFF, um curso destinado à preparação dos nossos estudantes para a prova do Instituto Federal Fluminense. Para quem não sabe, no ano passado tivemos 16 alunos da rede municipal, incluindo os daqui da escola, que tiraram os primeiros lugares na prova do IFF. Isso é motivo de muito orgulho para todos os moradores de SFI. Serão dois polos do Pré-IFF: um na Escola Modelo, no Centro, e outro em Travessão de Barra”, adiantou a secretária.

A diretora da escola, Angélica Pessanha, também agradeceu pela entrega da nova unidade. “Neste momento, o coração de toda a equipe da ‘Dirceu Dias da Silva’ está cheio de gratidão. Temos agora uma unidade linda, moderna e motivo de muito orgulho para todos nós. Obrigada a todos da prefeitura, à equipe da nossa escola e da SMEC, além dos pais de alunos e seus respectivos filhos pela compreensão durante o período das obras”, declarou.

Participaram ainda da solenidade o vice-prefeito, além dos vereadores Maxsuel Azevedo, o Cocoia (presidente da Câmara Municipal), José Pinto Filho, o Pintinho; Kdemar Cordeiro, o Caboclo; Alexandre Barrão, Raliston Souza, Luciano Coutinho, Bebeto Ramos, Marquinhos de Santo Amaro, João Eleno, Leandro Babão e Jarédio Azevedo.

Ascom SFI

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.