Alunos de Buena visitam o Museu Histórico de Campos


Alunos de Buena visitam o Museu Histórico de Campos
por Bianca RodriguesCultura , Educação
🔊 Ouça a Matéria Alunos da Escola Municipal Aníbal Abreu Viana, situada na localidade de Buena, em São Francisco de Itabapoana (SFI), estiveram no Museu Histórico de Campos dos Goytacazes. A visitação ao espaço cultural do município vizinho, proporcionada pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), ocorreu nesta terça-feira (16).

A diretora da unidade de ensino, Regiane Silva, informou que participaram da atividade extraclasse 23 alunos do segundo segmento, com idades entre 11 e 15 anos, acompanhados de três professores e um integrante da equipe de apoio da SMEC.

“Estiveram presentes estudantes de diversas turmas do 6º ao 9º ano, tendo como critério para serem selecionados, as boas notas obtidas pelos alunos, que pela primeira vez tiveram a oportunidade de visitar o Museu Histórico. Eles conheceram os painéis fotográficos, que retratam o cotidiano das comunidades Quilombolas de Campos, além da Sala da Linha do Tempo do século XVI ao XXI, que narra a história e a trajetória da cidade”, revelou a diretora.

Na parte térrea do museu, os estudantes conheceram duas salas destinadas às exposições temporárias, que permanecem até o final deste mês com os temas Associação de Imprensa Campista (AIC) e o trabalho do professor Edimilson Mota de Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), que por intermédio de imagens de paisagens locais revela a história do passado da região, principalmente do período áureo da cana-de-açúcar.

Já nos andares superiores, os alunos visitaram oito salas que abrigam a exposição permanente com fotos, documentos e móveis, com destaque para os da época da colonização até o início do século XIX.

“Todos devem conhecer o museu devido a sua importância para o município e a região. Os alunos do ‘Anibal’ puderam adquirir conhecimentos sobre a cidade. Precisamos que as próximas gerações saibam o quanto o nosso passado é constituído de riqueza”, ressaltou Regiane.

Histórico – O Museu Histórico de Campos está instalado no Solar do Visconde de Araruama, na Praça Santíssimo Salvador, no Centro da cidade, tendo sido inaugurado em 29 de junho de 2012. O espaço funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h.

Ascom SFI

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.