Setor de petróleo e gás é responsável por 30% do PIB do Estado do Rio, diz Abespetro durante Brasil Offshore


O setor de petróleo e gás é responsável por 30% do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, da soma das riquezas do Estado do Rio, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (Abespetro) divulgados nesta terça-feira (25) na abertura da Brasil Offshore.

A feira é uma das principais do setor de petróleo do país e deve atrair cerca de 53 mil pessoas para o Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, em Macaé, na Região dos Lagos do Rio, até sexta-feira (28).

O governador do Estado do Rio, Wilson Witzel, também participou da abertura do evento e falou sobre a importância de atrair novas refinarias para o Estado do Rio.

De acordo com o diretor-presidente da Abespetro, Claudio Makarovsky, o setor emprega 1,2 milhões de trabalhadores no país. Desses, 94% são brasileiros. Ele também falou sobre remuneração.

“A média salarial dos trabalhadores de petróleo é maior do que quatro vezes a média nacional, passando dos R$ 8 mil. Para cada emprego gerado na exploração e produção, dois são imediatamente gerados na cadeia e, oito, por efeito e renda. Essa cadeia é responsável por 13% do PIB Brasileiro e 30% do PIB do Estado do Rio de Janeiro”, disse Claudio.

O diretor-presidente da Abespetro citou ainda a importância dos investimentos em melhorias na segurança da rodovia BR-101.

“Estamos certos que em breve teremos assegurada a integridade dos nossos colaboradores e da população da região para ir e vir. Um direito constitucional que às vezes é tolido”, afirmou.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.